Após revitalização praça ganhou iluminação moderna, acessibilidade e quiosques

A praça Benedito Leite será entregue à população de Rosário no dia 2 de junho. Foram 5 meses de obras para concluir o projeto de revitalização de um dos principais espaços públicos da cidade. Após a reforma, a praça ganhou iluminação de led, novos bancos, paisagismo e pisos rebaixados para acessibilidade de portadores de deficiência física. Como estímulo ao comércio formal e turismo, o projeto previu ainda a construção de quiosques. “Apesar da localização estratégica, a praça era apenas uma passagem, não tinha atrativos para turistas, nem mesmo para os moradores. Agora, ela será ponto de parada para os visitantes e de encontro para as famílias rosarienses”, afirma o superintendente de turismo de Rosário, Nonato Torres.

​A recuperação da praça Benedito Leite faz parte do projeto de melhorias urbanísticas de Rosário, que ainda contempla o asfaltamento de trecho da Rua Eurico Macedo e a construção de um calçadão equipado com bancos, quiosques e luminárias modernas. Todas as intervenções são resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Omega Energia, empresa responsável pela construção do primeiro complexo eólico do Maranhão, a ser instalado entre Barreirinhas e Paulino Neves. O parque entrará em operação em setembro deste ano e colocará o estado no cenário nacional de produção de energia limpa e renovável.

​As obras urbanísticas foram uma contrapartida da empresa que precisou abrir caminho para o desenvolvimento do estado com a passagem de equipamentos pelo município. “O parque eólico da Omega fica a 260km quilômetros de Rosário. Ainda assim, a empresa se dispôs a ter uma relação próxima com a cidade, contribuindo com a reconstrução de uma das nossas praças mais importantes e que faz parte do conjunto arquitetônico e histórico de Rosário. Estamos entregando um presente valioso para o município”, ressalta a prefeita Irlahi Moraes.

Sobre a Omega

Fundada em 2008, a Omega é uma empresa dedicada a projetos de energia elétrica renovável. Com investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão, a empresa colocará em funcionamento em setembro deste ano o primeiro Complexo Eólico do Maranhão, com 96 aerogeradores e capacidade instalada para a geração de 220,8MW. “O litoral do estado tem forte vocação para a geração eólica, uma vez que possui ventos de alta frequência e baixo regime de chuvas. Com isso, o benefício maior do empreendimento está em promover desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade”, afirma o presidente da Omega Energia, Antonio Bastos.

Aliado à construção do parque, a Omega Energia também viabilizou a construção da estrada de acesso entre os municípios de Barreirinhas e Paulino Neves. A estrada permite que o percurso – antes realizado em quatro horas e apenas por veículos apropriados – passe a ser feito em menos de 45 minutos e em qualquer tipo de veículo.

A extensão da MA-315, realizada inteiramente com recursos próprios da Omega, integrou a cidade de Paulino Neves à malha viária do estado do Maranhão, impulsionando o comércio e o turismo local. Essa via promove ainda a integração rodoviária do Maranhão à Rota das Emoções, ao lado dos Estados do Ceará e Piauí, interligando a região dos Lençóis Maranhenses ao Delta do Parnaíba e a Jericoacoara, o que, segundo especialistas, fomentará significativamente o fluxo turístico nacional e internacional para os destinos.

Serviço:

O que: Inauguração Praça Benedito Leite, centro de Rosário
Quando: 2 de junho, 8h30


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.