MP aciona Estado do Maranhão por falta de acessibilidade em quartel da PM

    O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, nesta última terça-feira, 23, Ação Civil Pública contra o Estado do Maranhão, solicitando a adaptação do Quartel Geral do 26º Batalhão da Polícia Militar, em Açailândia, às condições de acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. O prédio é localizado no Residencial Tropical, no município.

    Foto Reprodução

    A ACP foi assinada pela titular da Promotoria de Justiça Cível da comarca, Cristiane dos Santos Donatini.

    Em junho de 2023, o MPMA instaurou inquérito civil para apurar as condições de acessibilidade da edificação. Segundo o comandante do Batalhão, major Robert Lima, o acesso no prédio estava desgastado, mas seria providenciada nova sinalização.

    Devido à insuficiência das informações fornecidas, a representante do MPMA solicitou realização de visita técnica de profissional de Engenharia para inspecionar as condições de acessibilidade no quartel.

    Durante a inspeção, realizada em fevereiro de 2023, foram constatadas diversas barreiras à acessibilidade, na entrada de pedestres, no estacionamento, na área interna e nos banheiros.

    Foram encontrados problemas como desníveis de piso, falta de sinalização tátil ou sinalização inadequada, rampas de acesso sem equipamentos de segurança e com inclinações superiores ao permitido.

    Especificamente no estacionamento, foram constatadas ausência de vagas reservadas para gestantes e pessoas idosas e número insuficiente de vagas para pessoas com deficiência. As sinalizações das vagas não seguem o que determina o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

    Na área interna, pessoas em cadeiras de rodas não conseguem avançar sobre o balcão e as mesas de atendimento.

    Entre outros problemas, o sanitário público tem lavatórios com dimensões e torneiras inadequadas, bacia sanitária com altura inadequada, ausências de barras de apoios, alarme de emergência e acessórios como cabide e porta-objetos.

    Já o sanitário destinado ao uso dos militares não atende aos conceitos de acessibilidade quanto às dimensões dos boxes, posicionamento e características das peças, acessórios, barras de apoio, comandos e características de pisos e desnível.

    Anteriormente, o MPMA expediu Recomendação, solicitando a correção das questões verificadas e indicando as correções a serem adotadas, mas não houve resposta do quartel. O pedido foi reiterado, mas o órgão militar continuou omisso.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Preso professor suspeito de abusar de criança de 6 anos em banheiro de escola

    A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia Especial da Mulher de Açailândia conseguiu, na última quarta-feira (18), cumprir um mandado de prisão preventiva contra um homem, suspeito de cometer o crime de estupro de vulnerável contra uma criança de 6 anos de idade. A ordem judicial foi expedida pela 2ª Vara Criminal de Açailândia após a autoridade policial representar pela prisão do suspeito.

    Foto Reprodução

    As investigações apontaram que os abusos ocorreram mediante a prática de atos libidinosos, em que o autor que é professor da vítima, se aproveitava dos momentos em que os alunos estavam distraídos no horário do recreio para levar a menor ao banheiro da escola e, então, praticar tais atos.

    O crime foi descoberto após a vítima relatar os abusos sofridos a sua mãe, que de imediato acionou os órgãos competentes do município.

    Em diligências inerentes à investigação, a equipe de Polícia Civil de Açailândia, localizou e efetuou a prisão do suspeito, bem como, procedeu à busca e apreensão domiciliar. Após adoção dos procedimentos de praxe, o investigado foi encaminhado à Unidade Prisional de Açailândia, onde permanecerá a disposição do Poder Judiciário.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mulher que jogou gasolina, tocou fogo e matou ex-marido se apresenta à polícia

    Leide Silva se apresentou no início da noite dessa sexta-feira (22) à polícia de Açailândia acompanhada de um advogado. Ela é apontada como autora da morte do Mauro José Bezerra da Costa, seu ex-marido.

    Mauro, vítima de Leide, sua ex-esposa

    Enciumada, a agressora jogou gasolina no ex e na jovem identificada como Laíde da Costa, que estava na companhia dele, e depois ateou fogo nos dois. O crime ocorreu em um bar, na Vila Ildemar no último domingo (17).

    As vítimas foram socorridas por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

    Com lesões mais graves, o homem foi logo transferido para um hospital em São Luís e acabou não resistindo. Laíde que também teve o corpo queimado segue internada.

    De acordo com a delegada de Polícia Civil Alana Lima, Leide será indiciada  pela prática de dois crimes.

    Nós diligenciamos em vários endereços e ela se sentiu acuada, o advogado dela procurou essa unidade de polícia, tendo em vista que o cerco estava se fechando e havia um mandado de prisão contra ela, haverá uma representação pela conversão da prisão temporária em prisão preventiva e o seu indiciamento pela prática de homicídio qualificado consumado e tentativa de homicídio qualificada em relação à senhora Laíde”, disse a delegada Alana Lima.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Preso idoso que matou homem a facadas após ter bermuda suja de nódoa de caju

    A Polícia Civil do Maranhão, em uma ação realizada no âmbito da “Operação Paz”, conseguiu, na tarde do último domingo (3), prender em flagrante um homem, de 61 anos, pelo crime de homicídio, ocorrido no município de Açailândia.

    Foto Reprodução

    Segundo os primeiros levantamentos policiais, o preso estava consumido bebidas alcoólicas na companhia da vítima, um homem de 45 anos, em uma bar situado no bairro Pequiá, quando a vítima deixou cair o sumo do caju na bermuda do autor no momento em que oferecia a fruta pra ele colocar em sua bebida. Na ocasião, o autor não gostou de ter a roupa suja, e acabou desferindo duas facadas na vítima, atingindo seu pescoço, resultando em sua morte ainda no local.

    Após tomar ciência do caso, equipes policiais saíram em diligências pelas proximidades do local do crime, resultando na localização e prisão do investigado.

    O preso foi autuado em flagrante e, em seguida, encaminhado para o sistema prisional da região.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Preso aliciador que ameaçava e extorquia menores após obter fotos íntimas

    Um trabalho integrado entre as Polícias Civil do Maranhão e de São Paulo Depois culminou na prisão de Gabriel de Sousa França, de 24 anos, na cidade de Açailândia, sudoeste do Estado, por extorsão e armazenamento de material pornográfico infanto Juvenil.

    Bruno foi preso em Açailândia, no Maranhão

    Com ele foram apreendidos um celular, um computador, entre outros aparelhos eletrônicos utilizados nas ações criminosas.

    De acordo com investigações, o rapaz aliciava crianças e menores através de jogos on-line, fazendo que elas enviassem fotos íntimas. Após conseguir as imagens, Gabriel passava a exigir que as vítimas lhe passasse mais vídeos e fotografias íntimas, chegando a obrigá-las a fazer atos sexuais à distância depois passava a extorquir financeiramente as menores e seus familiares.

    Após intenso trabalho investigativo da Delegacia de Polícia de Suzano (SP), foram representados os mandados de busca e apreensão domiciliar nos endereços, assim como pela prisão temporária.

    De posse dos mandados, uma equipe da Delegacia de Suzano se deslocou até a cidade maranhense de Açailândia, onde recebeu todo o apoio da Delegacia Regional, sendo dado cumprimento às determinações judiciais.

    Após os procedimentos de praxe, o investigado foi encaminhado ao sistema penitenciário onde deve ficar à disposição da justiça. As investigações seguem no Estado de São Paulo, domicílio das vítimas, a fim de averiguar a extensão das condutas do investigado.

    A Polícia Civil do Maranhão orienta aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes, que monitorem a todo momento as redes sociais e jogos dos menores, pois grupos criminosos têm se utilizado de tais ferramentas para aliciar as vítimas, ainda em fase de desenvolvimento intelectual.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ambulância capota e idosa vítima de outro acidente, que estava sendo socorrida, morre na BR 010

    Um acidente ocorrido no final da noite de segunda-feira (24), por volta das 23h40min, no Km 343 da BR 010, no município de Açailândia, no Maranhão, deixou quatro pessoas feridas, sendo duas em estado grave, e outra morta.

    Acidente com óbito na BR 010 em Açailândia

    Os dois veículos envolvidos em colisão frontal foram uma ambulância municipal de Itinga (caminhonete modelo S10) e um automóvel Gol. Após a batida a S10 capotou.

    Apesar de o condutor da ambulância, um homem de 46 anos, ter escapado ileso, uma idosa de 75 anos que estava sendo socorrida devido a outro acidente em Itinga, foi a óbito. Outra passageira, uma mulher de 27 anos, sofreu ferimentos graves. Uma quarta passageira sofreu apenas lesões leves.

    Já o motorista do Gol, um homem de 38 anos, teve lesões graves, enquanto o passageiro, um homem de 33 anos, sofreu apenas lesões leves.

    Os nomes das vítimas não foram divulgados.

    A Polícia Rodoviária Federal atendeu a ocorrência e trabalha na análise dos vestígios colhidos no local do acidente para identificar as causas, que serão apontadas no Laudo Pericial de Acidente de Trânsito (LPAT) em até cinco dias.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Armado e gritando o nome de um aluno, homem tenta invadir escola no Maranhão

    A Polícia Militar está a procura de um homem armado, que ainda não foi identificado, após uma tentativa de invasão a uma escola no município de Açailândia, no Maranhão, na noite de desta terça-feira (11).

    Centro Dom Marcelino Bicego

    Bastante alterado e armado, o invasor tentou quebrar portas e janelas para entrar no Centro de Ensino Dom Marcelino Bicego gritando o nome de um dos estudantes. Em seguido deixou o local tomando rumo ignorado assim que a PM e Força Tática foram acionados.

    Diligências foram realizadas mas não há prisão de suspeito.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PRF prende motorista embriagado que fugiu e se escondeu em matagal após colidir com motociclistas na BR 222

    Uma equipe Polícia Rodoviária Federal do Maranhão realizava uma fiscalização no fim da tarde desta sexta-feira (8), no km 674 da BR 222, no município de Açailândia, quando se deparou com duas motocicletas e dois condutores caídos na rodovia.

    Foto Divulgação: PRF

    A equipe prontamente sinalizou o local e retirou os condutores e as motos da pista. De acordo com informações de populares e das próprias vítimas o acidente havia acabado de ocorrer e o veículo que havia colidido com a moto era um Fiat Strada de cor cinza. O condutor aparentava estar embriagado e fugiu do local.

    Após a liberação do fluxo de veículos na BR, a equipe da PRF localizou o veículo que havia provocado o acidente já fora da BR 222, ao lado do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão. De imediato, foi constatado que o automóvel estava com sua dianteira direita danificada, indicando uma colisão. Havia populares no local e uma dupla de bombeiros militares. Os populares e os bombeiros militares informaram à equipe PRF que o condutor havia abandonado o veículo, fugido para o matagal e levado com ele todos os seus pertences pessoais, como carteira, celular e chaves e documento veículo, numa clara tentativa de dificultar sua identificação.

    Policiais rodoviários juntamente com dois bombeiros militares iniciaram as buscas pelo suspeito nas imediações de onde o carro foi encontrado. Depois de aproximadamente 1h, compareceu ao local um colega de trabalho do suspeito informando que este havia ligado para ele pedindo sua ajuda. Diante disso, a equipe orientou que o colega retornasse a ligação e dissesse ao suspeito que se entregasse à polícia, a fim de ter sua integridade física e psíquica resguardadas.

    Após aproximadamente 1h de negociações ao telefone, o condutor fujão decidiu sair do matagal para se entregar à polícia. O homem de 38 anos admitiu que havia ingerido bebida alcoólica durante o dia e que havia colidido nos dois motociclistas.

    A equipe da PRF procedeu ao teste do etilômetro e obteve o resultado 1,26 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar alveolar), o que configurou em tese o crime de lesão corporal culposa no trânsito sob influência de álcool (art. 303, §2º/CTB).

    Em razão da fuga do local do acidente, restou configurado em tese também o delito previsto no art. 305/CTB (afastar-se do local do acidente para fugir à responsabilidade penal ou civil). O envolvido e seu veículo foram conduzidos à delegacia plantonista de Açailândia para a realização dos procedimentos cabíveis.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Caminhão tomba na BR 222 e motorista ferido é socorrido por populares no Sul do Maranhão

    Um grave acidente ocorreu nas primeiras horas da manhã deste sábado (18) na BR 222, nas proximidades do município de Açailândia, no Maranhão.

    Foto Reprodução

    Um caminhão tombou numa curva e motorista ficou ferido. Ele retirado do veículo e socorrido por populares que passavam pela localidade.

    A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para atender a ocorrência.

    Motorista sendo socorrido após acidente

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia prende um homem por homicídio e ocultação de cadáver no Maranhão

    Um mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Polícia Civil do Maranhão na cidade de Açailândia, contra um homem investigado por participação no crime de homicídio qualificado e ocultação de cadáver, ocorrido no município de Itinga do Maranhão no dia 04 de janeiro deste ano. A prisão foi efetuada na noite deste domingo (6).

    Foto Reprodução

    Segundo as investigações da Delegacia de Polícia de Itinga, o preso seria um dos supostos autores do crime e que o mesmo estaria residindo no município de Açailândia. A Delegacia de Itinga do Maranhão, após pedir a prisão preventiva do suspeito, passou as informações para a 9ª Delegacia Regional de Açailândia, que diligenciou com o objetivo de encontrar o suspeito.

    O mandado de prisão foi cumprido, o suspeito apresentado para autoridade policial judiciária competente para a tomada das providências cabíveis. Após ser submetido aos trâmites legais, o preso foi encaminhado a uma unidade prisional.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    No Maranhão, jovem vereadora morre por complicações após cirurgia plástica realizada em Imperatriz

    Uma triste notícia para centenas de eleitores da cidade de Açailândia, no Maranhão, que votaram em Robenha da Saúde para vereadora no último pleito. Ela passou por uma lipoaspiração, mamoplastia e abdominoplastia na última segunda-feira (14) em um hospital particular em Imperatriz, acabou tendo complicações e faleceu na manhã de hoje (15).

    Vereadora Robenha da Saúde

    Robenha Maria de Sousa Pereira de Jesus tinha 43 anos e foi uma das vereadores que mais obteve votos nas últimas eleições.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Maníaco que estuprou duas crianças de 10 e 11 anos em motel é preso no Maranhão

    A Polícia Civil do Maranhão, numa ação realizada nesta terça-feira (1º), deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra um homem pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra duas crianças, de 10 e 11 anos de idade, na cidade de Açailândia. O crime teria ocorrido no dia 11 de janeiro deste ano e descoberto pela Polícia Civil no dia 17 do mesmo mês, após denúncia da mãe de uma das vítimas.

    Foto Reprodução

    Segundo as investigações do 1º Distrito Policial de Açailândia, o preso teria levado as duas crianças para um motel na cidade, onde lá praticou sexo oral nas vítimas. O delegado Saniel Brito disse que o investigado seria um amigo das famílias das vítimas e desfrutava da confiança das mesmas, e que inclusive, uma das vítimas o chamava de “tio”.

    Com o objetivo de reunir elementos de informação, a Polícia Civil empreendeu diligências que resultaram na materialização e autoria do fato investigado. Com base nos elementos de informação, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do homem. Após as formalidade legais do cumprimento do mandado de prisão, o investigado foi encaminhado à Unidade Prisional, ficando à disposição do Poder Judiciário.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.