Hilton Gonçalo apresenta projeto para uso do VLT ligando São Luís, Bacabeira e Santa Rita
Uma solução foi apresentada para o VLT de São Luís. O prefeito Hilton Gonçalo (PCdoB), apresentou durante a última reunião da da COMEFC – Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão – para a Vale e para a Transnordestina, um projeto audacioso: ligar São Luís, Bacabeira e Santa Rita através de um Veículo Leve sob Trilhos.
De acordo com o projeto elaborado pelo engenheiro Francisco Soares, o VLT sairia do Tirirical passaria por três estações (Aracanga, Piçarra e Mandubé) ainda dentro de São Luís, ocorreria uma parada no povoado de Periz de Baixo e na sede Bacabeira, finalizando o trajeto em Carema na cidade de Santa Rita.
A proposta de Hilton Gonçalo é estabelecer uma parceria com a prefeitura de São Luís, Santa Rita e Bacabeira além do governo estadual para desenvolver o projeto. “Eu vou propor ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior que ele faça a doação dos vagões do VLT para implantação desse projeto”, revelou. Caso não ocorra a cessão do VLT, Hilton revela ter outra estratégia, solicitar junto a VALE e com o apoio da COMEFC, a aquisição de novos vagões.
“É uma obra de alcance social e desenvolvimento econômico de extrema relevância para o estado e essa região. Além de atender a população rural de São Luís e os moradores de Bacabeira e Santa Rita, a linha poderia ser utilizada por turistas, uma vez que a primeira estação ficaria próximo ao aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado e uma das paradas fica na entrada da BR-402 que vai até o município de Barreirinhas”, argumentou.
Hilton Gonçalo afirma que o projeto aponta a capacidade de atender até 400 passageiros por hora no trecho estabelecido e esse seria o tempo estimado da viagem SLZ-CAREMA, uma vez que a velocidade média do VLT é de 40 km/h, podendo chegar a 100 km/h nas vias bem alinhadas. Hoje a velocidade média operacional do transporte de passageiros no trecho entre Santa Rita e São Luís é de 12 km/h.
Para alcançar o objetivo de implantar o VLT, o prefeito de Santa Rita explica os passos que devem ser dados: acompanhar o projeto de criação da lei estadual do Sistema de Transporte Ferroviário de Passageiros; negociar com a Prefeitura de São Luís o uso compartilhado do VLT; negociar com a Transnordestina o uso compartilhado da Via Permanente e elaborar o modelo negocial de exploração dos serviços, o que seria a concessão dos direitos econômicos da linha SLZ-CAREMA.
Atualmente o VLT consome R$415 mil mensais da Prefeitura de São Luís para ser guardado em uma galpão da Transnordestina Logística S.A, portanto o prefeito Hilton Gonçalo acredita que além de desenvolver um importante projeto para a população dos municípios, o uso do VLT iria aliviar as contas públicas do executivo municipal da capital maranhense.
OBRAS
Em relação as obras, o projeto apresentado aponta a necessidade de recuperação emergencial das estações ferroviárias de Mandubé (Estiva/SLZ) e Piçarra (Pedrinhas/SLZ); reconstrução da estação de Araracanga (Maracanã / SLZ); Construção da Estação do Tirirical com prolongamento de 500 M da via permanente em bitola métrica (1 M) do ponto final do pátio da Transnordestina; construção da Estação de Bacabeiras e a implantação de Serviço de Transporte Ferroviário de Passageiros utilizando o veiculo VLT de bitola métrica entre as estações de Tirirical/SLZ passando pela Estação de Bacabeiras até a Estação de Carema/Santa Rita.
O ponto final da linha que seria utilizada pelo VLT já estaria pronto, uma vez que estação de Carema foi recuperada e recém-entregue pelo IPHAN.
HOMENAGEM
O prefeito Hilton Gonçalo ainda revelou que a ideia é batizar a linha do VLT de “Prefeito João Castelo”. Ele acredita que seria uma justa homenagem ao ex-prefeito de São Luís que sonhou implantar um transporte moderno e acessível a população.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
A ideia é boa, porém a última parte é uma brincadeira de mal gosto…
Batizar de João Castelo é molecagem, o cara usou esse VLT para tentar fud#$ com a população, fez péssima administração e deixou esse legado de péssima administração pública
Ideia genial!!!!!!
NAO PASSA DE UM SONHO DE ALICE DO PAIS DAS MARAVILHAS
E uma ótima idéia vamos esperar os próximos capítulos
Cara de pau, dá mais pura madeira de lei possível, quer dizer que nós daqui de São Luís pagamos pelo VLT, e agora ele quer usar como benefício dele e de sua esposa que é prefeita de Bacabeira, e com isso levar o ônus da benfeitoria. Para depois servir como obra eleitoreira para o casal de pombinhos. Conte-me outra Hilton Gonçalo. Nem vem que não tem…
TODO PAÍS SÉRIO POSSUI UMA EXCELENTE LINHA FÉRREA. COM O BRASIL, É AO CONTRÁRIO, LÓGICO.
TIVÉSSEMOS ESTRADAS DE FERRO, TUDO SERI AMAIS RÁPIDO E BARATO.
PODE ATÉ QUE DÊ CERTO, MAS FEITO PELO GOVERNO FEDERAL, NÃO POR GOVERNOS ESTADUAIS E MUIT MENOS MUNICIPAIS.
SE DEPENDER DO CALOTEIRO DE SÃO LUÍS, JÁ ERA.
VIU, HAMILTON?
Otima Idéia,
Bruna Mendes, Independente de ser eleitoral ou não, ou de quem tenha pago, isso iria trazer beneficio a cidade e ao Estado, não vamos ser mesquinhos, o que adianta termos comprado e estar parado? Apoio a ideia
Bom projeto, mas temos que saber o quanto será benéfico para São Luís, pois ele é dono do vagão, tenho certeza que o Prefeito Edivaldo tomará uma boa escolha para o destinamento do VLT.
COMO É QUE É/// KKKKK
O CALOTEIRO DO EDNADA HOLANDA VAI FAZER UMA BOA ESCOLHA? KKKKKKKKKK
SÓ SE FOR NA PRÓXIMA ENCARNAÇÃO, PORQUE NESSA ELE SÓ SABE É DAR CALOTE. KKKKKKK
AGORA, SE FOR TIO FLAVIO, AÍ PODE ATÉ SER…
EM SÃO BENEDITO DO RIO PRETO ATÉ HOJE O PREFEITO MAURÍCIO NUNCA CHAMOU OS APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO E A JUSTIÇA DE URBANO SANTOS MAIS O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO FIZERAM NADA PRA RESOLVER ESSA SITUAÇÃO. UMA VERGONHA.
kkkkk….essa bruna só pode está de brincadeira mesmo….(o Prefeito Edivaldo tomará uma boa escolha para o destinamento do VLT.)….depois vou dormir pra sonhar algum dia com isso.kkkkk
Essa estação da foto não é a de Carema, e sim a do povoado Recurso, sendo que essa estação há pouco tempo foi revitalizada pelo IPHAN ao custo de mais de R$ 500.000,00 e como não poderia deixar de ser já está abandonada. Na gestão do pior prefeito do Brasil, Tim Ribeiro, os vigias foram retirados e os atendentes e o predio ficou fechado, o que levou a deterioração do mesmo.
Rapaz ,totalmente sem noção, que dizer então que nós aqui dentro da ilha com bairros dez vezes maior,região de cidade operaria e adjacentes.que esses municípios referido na reportagem deixaremos de ter prioridades nos grandes projetos em veículos de transporte coletivos.
Meu caro Blogueiro Luís Cardoso concordo com você em grau, número e gênero, em relação a esse demagogo Hilton Gonçalo. Ele quer está na mídia, chamando atenção como um bom administrador. No entanto, a população de Santa Rita está indo a óbito por falta de assistência médica, recentemente morreu um jovem de nome Jânio de infarto, simplesmente por falta dos primeiros socorros e oxigênio que está em falta no Hospital.
No entanto em na Clínica Santa Rita, que é de propriedade do mesmo está funcionando a todo vapor, com dinheiro da prefeitura do município e não falta nada…
A PANELA ESQUENTOU, O VAPOR FERVEU.
O ROLLA ESTÁ “ENROLLANDO” A BRUNA OU A BRUNA ESTARÁ “EMBRUNANDO” O ROLLA? KKKKK
PARADA DURA! KKKK