Eleger senadores sempre foi tarefa fácil para os governadores. Não se tem conhecimento na história política do Maranhão que governadores não elegessem seus candidatos. Então, Flávio Dino deve concorrer à reeleição, com chances reais de comandar o Estado por mais quatro anos, e eleger os candidatos Weverton Rocha e José Reinaldo Tavares.

Se formos tomar como exemplo a eleição passada, Flávio Dino contribuiu e muito para a eleição de Roberto Rocha por causa do desinteresse de Roseana Sarney em eleger Gastão Dias Vieira ao Senado Federal.

Castelo foi eleito senador pela carisma que tinha e pelo governo bem avaliado que fez, além de ter tido o apoio do então governador Ivar Saldanha. Rompido com o grupo Sarney, o ex-governador Cafeteira se elegeu senador por não ter tido o embaraço do então governador João Alberto.

Nas demais eleições, tanto Roseana quanto João Alberto e Edison Lobão tiveram o apoio expressivo do Palácio dos Leões. Veja o caso mais recente da eleição de 2010. Roseana se elegeu e carregou consigo os dois senadores.

Então, Flávio Dino, se não ocorrer nenhum acidente de percurso, deve sim se reeleger e fazer os candidatos Weverton Rocha e José Reinaldo Tavares como os próximos senadores.

Para isso, deve contar com o apoio da ampla maioria dos prefeitos em função do novo tratamento que será dado a eles, que terão agora na figura do novo presidente da Famem, Cleomar Tema, como o interlocutor das suas demandas, e a provável divisão do grupo Sarney na luta pelas duas vagas.

Lobão já informou que não abrirá mão da disputa, apesar da idade e do estado de saúde abalado aqui e acolá. Sarney Filho vem orientado suas lideranças que será candidato a senador, independentemente da vontade da sua irmã disputar o cargo de governador. Gastão também que ir pro páreo.

Weverton Rocha é quem melhor vem se articulando e já conta com o apoio de uma expressiva ala de prefeitos e do próprio governador. Zé Reinaldo meteu a cara de vez e tem o apoio declarado do prefeito Tema, assim como terá o aval de Flávio Dino.

Os demais candidatos deverão disputar mesmo as reeleições, como Humberto Coutinho, que vem fazendo um excelente trabalho como presidente da Assembleia Legislativa, e Waldir Maranhão, que tem chances reais de retorno à Câmara Federal, com o apoio de Flavio Dino, é claro.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.