A empresa Sempre Verde Ltda, que presta serviços de limpeza e conservação à Alumar/Alcoa, demitiu sem justa causa 71 trabalhadores, sem efetuar o pagamento das verbas rescisórias e do décimo terceiro salário de 2016. O Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís (Sindmetal) notificou extrajudicialmente a Alumar/Alcoa para que efetue o bloqueio de qualquer crédito devido à empresa e utilize os valores para quitar todas as verbas trabalhistas dos demitidos pela terceirizada.

No dia 2 de dezembro, os empregados receberam aviso prévio sobre a dispensa e fim das atividades a partir do dia 1º de janeiro. Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT as verbas rescisórias nos casos de demissão sem justa causa do empregado devem ser quitadas até o primeiro dia útil subsequente ao término do contrato, ou seja, os empregados deveriam ter recebido tais parcelas até o dia 02 de janeiro de 2017, o que não foi efetuado ou justificado por nenhuma das empresas – contratante ou contratada.

O presidente do Sindmetal, José Maria Araujo, ressalta que as obrigações não honradas pela empresa Sempre Verde são de responsabilidade solidária da Alumar, que também deve arcar com a obrigação pelos pagamentos, também de acordo com a CLT e a Convenção Coletiva de Trabalho dos metalúrgicos. “Esperamos resolver as pendências de forma amigável para garantir aos trabalhadores o recebimento de seus direitos o mais breve possível”, assinala.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.