Depois que o governo estadual resolveu ignorar as reivindicações dos detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, que denunciam maus tratos e condições sub-humana, 13 ônibus foram atacados e quatro incendiados completamente na noite de ontem. A ordem mais agressiva das celas foi para atear fogo nas escolas e duas foram incendiadas: Darci Ribeiro, no Sacavém, e outra no Anjo da Guarda.

Imagem do G! Maranhão: escola incendiadaImagem do G1 Maranhão: escola incendiada

Desde o início da noite os criminosos começaram a tocar terror e pânico na cidade. Incendiaram literalmente 4 ônibus e mais a tentativa em 9 outros coletivos. Ninguém saiu ferido, mas a imagem do medo fez com que muitos ficassem em seu local de trabalho até a manhã de hoje, até porque os ônibus foram recolhidos, ou não saíssem de suas casas.

As tentativas de incêndio foram evitadas pela população  nos bairros Vila dos Nobres, Jota Lima, João Paulo, Jardim Tropical, Vila Industrial, Jambeiro, Vila Mauro Fecury, Vila Luizão e Vila Isabel Cafeteira. Mas nos bairros Nova Aurora, Pedra Caída (Bequimão), Recanto dos Vinhais e Forquilha, quatro coletivos foram queimados.

O Governo, que havia garantido no dia de ontem a proteção, através de escoltas, reconheceu o poder de fogo dos criminosos e ainda reagiu: conseguiu prender 23 suspeitos, além de emitir a nota abaixo:

“O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), reitera sua luta sem tréguas à violência perpetrada pelos ataques desta noite. Não cederemos a chantagens de facções criminosas que querem a volta a um passado recente.

Tropas federais serão enviadas para nosso estado, a pedido do governador, para juntar-se aos 7.500 homens que atuarão nos próximos dias para impedir que facções criminosas tentem tumultuar as eleições.

Já foram detidos 23 suspeitos dos ataques desta noite, sem o registro de qualquer vítima. A SSP destaca que as Forças de Segurança Pública estão atuando permanentemente para coibir tais práticas. Para tanto, estratégias foram definidas e ações de policiamento ostensivo e preventivo estão acontecendo em toda a região metropolitana de São Luís, com atenção aos pontos mais críticos. As Polícias Civil e Militar permanecem nas ruas por tempo indeterminado para assegurar que todos os suspeitos sejam presos e punidos no rigor na lei.

A SSP orienta que os cidadãos repassem informações que ajudem a polícia no combate ao crime por meio do número do aplicativo Whatsapp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo “Byzu”, compatível com todos os sistemas operacionais”.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Ferreira A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) reagiu mal ao tomar conhecimento da nota do ...
Blog O Estado O empresário e pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar Fred Campos bloqueou ...
Ato, organizado pela Fetaema, em ação conjunta com todos os 214 sindicatos filiados à entidade, contou ...
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.