Por Cristiana Lôbo

Enquanto Lula e o PT se preparavam para enfrentar decisões do juiz Sérgio Moro, o tiro partiu do juiz Ricardo Leite, de Brasília. O ex-presidente agora é réu, acusado de obstrução de Justiça. Se denúncia for acolhida na segunda instância, ele corre o risco de ser preso. Este é o grande temor entre petistas, algo que Lula já havia externado lá atrás, quando decidiu aceitar o convite de Dilma Rousseff para ser ministro.

A defesa de Lula estava atenta ao processo que corre em Brasília, tanto que recorreu quando o juiz Ricardo Leite foi designado para tratar do caso, alegando que a especialidade dele era lavagem de dinheiro. A  acusação contra Lula era por suposta tentativa de obstrução de Justiça. Foi feita nova redistribuição do processo e, mais uma vez, escolhido o mesmo juiz Ricardo Leite.

A denúncia contra Lula, anunciada nesta sexta-feira, ocorre um dia depois de a defesa dele recorrer ao Conselho de Direitos Humanos da ONU contra o juiz Sérgio Moro, sob a alegação de que é vítima de perseguição do juiz. Com o acolhimento de denúncia feito pelo juiz Ricardo Leite, o argumento apresentado à ONU perde força.

Tudo isso ocorre no momento em que o ex-presidente decidiu percorrer o país para tentar animar o partido e ajudar candidatos petistas às prefeituras municipais depois da crise que abateu o partido e pode levar a presidente afastada, a petista Dilma Rousseff, a ter o mandato cassado. Nas últimas sete eleições, nacionais e municipais, Lula foi o principal cabo eleitoral do partido. Agora, terá de usar o tempo disponível para se defender.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Ferreira A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) reagiu mal ao tomar conhecimento da nota do ...
Blog O Estado O empresário e pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar Fred Campos bloqueou ...
Ato, organizado pela Fetaema, em ação conjunta com todos os 214 sindicatos filiados à entidade, contou ...
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.