O Governo do Estado lançará oficialmente nesta quinta-feira (05), no município de São José de Ribamar, a versão 2016 da campanha de vacinação contra febre aftosa.

A cerimônia acontece a partir das 9h na Fazendinha Renascer, no bairro da Quinta, e contará com as presenças do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser; do presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, Sebastião Anchieta; e do prefeito Gil Cutrim.

A meta, de acordo com a Aged, é vacinar em todo o Maranhão cerca de R$ 7 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, sendo que na Grade Ilha este rebanho ultrapassa a casa dos quatro mil animais.

São José de Ribamar foi escolhido para sediar o evento de lançamento por se tratar de um município que possui proveitosas parcerias com a Agência. Além disso, mantém, anualmente, seu rebanho 100% vacinado e é destaque na execução de ações voltadas para o fomento da agricultura familiar.

A campanha de vacinação contra febre aftosa faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção contra a Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e é promovida e fiscalizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), por meio da Aged. Ela acontece, semestralmente, nos meses de maio e novembro no Maranhão. “Nós esperamos ter uma cobertura de 100% e superar as coberturas vacinais que tivemos ano passado. Essa é a 29ª campanha de vacinação que se faz no Maranhão, e, sendo sucesso, ela vai nos habilitar para, em um futuro próximo, conseguirmos o nosso sonho que é ser livre da febre aftosa sem vacinação”, afirmou Sebastião Anchieta.

Em 2015, o estado bateu recordes de cobertura vacinal nas duas etapas da campanha, com 98,82% do rebanho vacinado em maio, e, 98,04%, em novembro. Neste ano, para aumentar ainda mais os índices e manter o reconhecimento internacional do Maranhão como zona livre de febre aftosa com vacinação, a equipe do PNEFA da Aged quer diversificar a divulgação e as estratégias de ação entre suas regionais.

O QUE: Lançamento oficial da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa.

QUANDO: Nesta quinta-feira, dia 05, às 9h.

ONDE: Na Fazendinha Renascer, no bairro da Quinta, no município de São José de Ribamar.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um grande mutirão de cirurgias de catarata e pterígio foi realizado no hospital Santa Filomena, em ...
O período para solicitação de isenção na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino ...
Blog do Jorge Vieira As intensas chuvas que têm caído sobre São Luís nos últimos dias ...
Por decisão unânime, a Câmara Municipal de Vereadores de Fernando Falcão aprovou a concessão do título ...
Este domingo (14), ficará marcado na história de Tuntum, pois ficará marcado pela a dedicação a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.