Deputado Wellington confirma vinda do diretor-geral do DNIT a São Luís para vistoria de obras da BR-135
Na manhã desta quinta-feira (7), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) fez referência à vinda do Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira, ao Maranhão, no próximo sábado (9).
A visita do Diretor-Geral atende a uma solicitação feita pelo deputado Wellington, durante Audiência Pública em Brasília, realizada no último dia 30 de março pela Comissão de Serviços de Infraestrutura no Senado Federal, na qual o parlamentar representou a Assembleia e, na ocasião, cobrou do DNIT atenção e providências quanto às obras de duplicação e recuperação da BR-135, a rodovia mais importante do Maranhão, além de uma visita “in loco” para comprovar o andamento das obras.
O deputado também destacou a reunião realizada na última terça-feira (5) da Bancada Federal Maranhense, liderada pelo deputado André Fufuca (PP), com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e com o diretor-geral interino do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Adailton Cardoso. O principal assunto em discussão foi a duplicação da BR-135. Também participaram do debate os deputados federais Victor Mendes (PV), Waldir Maranhão (PP), Pedro Fernandes (PTB), Aluísio Mendes (PTN), André Fufuca (PP), Weverton Rocha (PDT), Juscelino Filho (PEN), Rubens Júnior (PCdoB) e Cleber Verde (PRB).
Durante o pronunciamento, Wellington citou, ainda, a reunião realizada na manhã desta quinta-feira (7) pela Comissão de Obras da Assembleia Legislativa com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/MA), Maurício Itapary, que veio prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras.
“Os maranhenses e todos aqueles que passam pela BR-135, lamentavelmente conhecida por ‘rodovia da morte’, devido aos incontáveis casos de violência e acidentes, estão sofrendo com essa caótica situação que já repercutiu, inclusive, a nível nacional. A atual situação em que se encontra a BR-135, a mais importante do Estado, que atravessa todo o Maranhão e chega a Minas Gerais, também está prejudicando sensivelmente a economia maranhense. Desde 2015 estamos cobrando providências e a atuação do DNIT para a finalização dessas vergonhosas obras. No próximo sábado (9), a partir das 10 horas, receberemos a visita do Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira, que gentilmente atendeu a um clamor não só do deputado Wellington, mas de todos os maranhenses que se sentem prejudicados com a vergonhosa e deplorável situação da nossa rodovia, e virá para trazer soluções”, declarou o parlamentar.
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O CACHÊ TÁ ALTO EM LC…..
SERÁ QUE ELE CHEGA? SE NÃO CAIR NO BURACO…
VOU CONTAR PRO MINISTRO QUE EDNADA AINDA NÃO PAGOU O SÃO JOÃO. KKKKKK
Essa é a demonstração de um grande descaso político, ou seja, a simples e pura falta de vontade política, especialmente dos deputados estaduais e federais, para pôr fim a esse suplício, verdadeiro inferno vivido diariamente pela população de Bacabeira e adjacências.
É como se a paralisação dessa obra não dissesse respeito a nenhum político do Maranhão. Sim, como não é tempo de eleições para deputados e senadores, ninguém aparece lá para conversar com a população nem assumir compromisso com a continuação da obra. Essa porcaria de duplicação já vem se arrastando há alguns anos, a passos de cágado, e hoje é uma grande cagada a céu aberto!
O DNIT é, hoje no governo petista, um simples órgão de fachada que não resolve PN. O país, em matéria de rodovias, é um desastre. Vemos isso todo dia nos canais de TV. A degradação das estradas vai de norte a sul. Acabou-se o tempo em que o brasileiro tinha prazer, como eu tive “N” vezes, de sair viajando pelo país. Ficou pior que a desolação de Smaug, o dragão da saga Hobbit.
Agora, e sem nenhuma apologia à ditadura, deve-se ter a coragem de admitir que estradas boas, com asfalto britado de qualidade, só se teve mesmo no período da ditatura militar. Quem é sessentão como eu, sabe do que estou falando. Hoje, a realidade das BRs é de caos total! O governo federal perdeu a vergonha de ostentar o título de pior mantenedor de rodovias do mundo!
No caso da duplicação da BR-135, vira-e-mexe, surge uma comissão de deputados “sem dedos” para fazer teatrinho, encenação de jardim de infância, para dizer aos habitantes da região que já falaram com o ministro dos Transportes, e que a verba para continuação das obras já está assegurada, e que as empresas que trabalham na duplicação estão sendo pagas em dia.
Ledo engano, pois os moradores da região já estão de testículos e ovários cheios de promessas não cumpridas, de tanto blá-blá-blá e nenhuma solução, características de nossos políticos timbiras. O tempo passa, passa, e nada de positivo acontece. Ou seja, a estrada não sai da mesma merreca em que está até hoje, depois de trocentos anos de obras.
O DNIT, no governo petista, parece mais um órgão de fachada aqui no Maranhão, pois não resolve PN, nem mesmo quando se faz necessário tapar buracos em alguma BR. Parece, juntamente com o desinteresse dos políticos, não estar nem aí pros acidentes fatais que acontecem com muita frequência no Campo de Perizes e em todo o Estado.
Como o Brasil é o país do faz-de-conta e o Maranhão é o Estado do faz-de-conta dentro do Brasil, não mais se faz necessário qualquer comentário para dizer que essa porcaria de duplicação não vai sair da posição em que hoje está tão cedo! Podem escrever.
Ora, se o governo federal não tem sequer dinheiro para pagar os 50% dos aposentados e pensionistas do INSS em dia (pensa em dividir em duas parcelas de 25%), como é que vai prosseguir com a duplicação da BR-135? Pra isso não tem dinheiro, mas tem para a senhora “presidanta” liberar 500 milhões em emendas parlamentares para reconquistar o apoio dos deputados ao governo, não é vero?
Aí nossos deputados sabem se movimentar com uma facilidade de fazer inveja a um contorcionista do Cirque du Soleil, não é mesmo? Mas como só viajam de avião, por que cargas d’água vão se preocupar com a merreca de uma BR por onde nunca passam? Simples assim, não é d’Eça?
JEAN PAUL DES SAINTS
Boa Noite, Luis Cardoso. Pelo que eu já li sobre o assunto, faltou a comissão de deputados indagar o superintendente local do DNIT sobre o caso da empresa que tinha um contrato de manutenção no ano de 2012, para restauração da BR-135, e que de forma não bem explicada abandonou os serviços. A pergunta é: Abandonou os serviços e ficou com o dinheiro? ou abandonou porque não estava recebendo? Quem está devendo quem? Acho que essa explicação a sociedade precisa saber. Ou então passado essa crise política nacional tá na hora de uma CPI das rodovias federais.