No final do ano de 2015, o Congresso Nacional, ao aprovar o Plano Plurianual, viabilizou recursos para que a EMBRAPA COCAIS implantasse sua sede definitiva no município de Coroatá no Maranhão.

De acordo com a publicação do Diário Oficial da União dia 14 de janeiro, a presidente Dilma Rousself contrariou a vontade do Congresso e da própria EMBRAPA vetando este grande investimento para a região, provavelmente uma decisão estimulada pelo governador Flávio Dino, que tenta tirar qualquer possibilidade de grandes empreendimentos para Coroatá, cidade do seu maior adversário político.

“Esse investimento de R$ 65 Milhões para implantação da Embrapa Cocais seria essencial para o desenvolvimento da região e do município que se preparou para receber investimentos de grande porte como esse.

Foi um reconhecimento do Congresso Nacional ao aprovar essa iniciativa no PPA, graças à importante atuação do deputado federal Hildo Rocha. Mas, infelizmente, vetado pela presidente, mesmo contrariando a decisão do congresso e até a necessidade da própria Embrapa Cocais. Foi uma decisão política, com certeza motivada pelo governador Flávio Dino que tenta frustrar novos avanços para Coroatá. Dessa forma ele não só prejudica um município, mas um estado inteiro”, afirmou a deputada Andrea Murad.

image

Tendo em vista que a Empresa Cocais já se encontra instalada em São Luís/MA, houve perda de objeto da iniciativa proposta”, diz a razão do veto.

 O próprio site da EMBRAPA COCAIS desmente a razão do veto. A Empresa Cocais cita a necessidade de uma sede definitiva que possa atender o desenvolvimento regional de sua área de abrangência.

“Considerando as metas, contribuições e focos de atuação da Unidade, além da infraestrutura a ser definida, em termos de construção da sede definitiva e de laboratórios e também a aquisição de campos experimentais”, revela o site.
Atualmente a sede funciona em prédio no bairro Turu em São Luís / MA

Sede da EmbrapaSede da Embrapa

“Num ato de pura vingança, movido por meros interesses pessoais, Flávio Dino exigiu que Dilma vetasse a  instalação da sede da EMBRAPA COCAIS em Coroatá, cometendo mais uma traição aos interesses do nosso estado, apenas motivada pela perseguição insana e implacável movida por Flávio Dino contra mim, quem ele elegeu seu principal inimigo”, disse Ricardo Murad.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Ferreira A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) reagiu mal ao tomar conhecimento da nota do ...
Blog O Estado O empresário e pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar Fred Campos bloqueou ...
Ato, organizado pela Fetaema, em ação conjunta com todos os 214 sindicatos filiados à entidade, contou ...
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.