IMG-20151126-WA0008O ano de 2015 tem se caracterizado pela temperatura alta do ambiente político. Dividido entre as responsabilidades de Brasília e do Maranhão, o Deputado Federal Zé Carlos (PT) esteve na manhã desta terça-feira (25), em reunião com o Secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares, para defender e reivindicar a nomeação dos concursados remanescentes para a polícia técnico-cientifica do Estado. O concurso para a contratação de novos peritos criminais foi realizado em 2012, e até então, foram nomeados 18 profissionais, restando apenas 09 peritos para serem chamados. O prazo final do concurso é dia 06 de janeiro de 2016, daí a urgência no chamado.

 Durante a reunião, o deputado Zé Carlos manifestou preocupação com a possibilidade de perda do concurso, haja vista o baixíssimo impacto que representa estas nomeações na folha de pagamento do estado, que já tem simulação por parte da SEPLAN e parecer favorável, com resultados para o estado em dimensão diametralmente oposta. Atualmente o contingente de peritos no estado, dada a restrição de quadros, tem dado resposta a apenas 1/3 da demanda acumulada só no ano de 2015. Dados apresentados pela Associação de Polícia Técnico-cientifico (APOTEC), indicam que  o Estado do Maranhão possui o 3º pior efetivo de peritos criminais do Brasil, superior apenas ao Rio Grande do Norte e Alagoas.

IMG-20151126-WA0009 A reunião com o Secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares, foi precedida de encontro, para tratar sobre o mesmo tema, com o Secretário de Segurança Jeferson Portela, para quem a iniciativa e preocupação do parlamentar é absolutamente procedente, haja vista, os concursados estarem treinados, preparados pela escola de polícia do estado e aptos para iniciar nas funções nomeadas em caráter imediato. O Secretário de Segurança disponibilizou o Superintendente da Polícia Técnica do Estado, Miguel Alves da Silva, para acompanhar o parlamentar e participar da reunião com o colega da Casa Civil, a quem cabe as nomeações, onde na oportunidade o superintendente destacou a importância da perícia criminal para a atividade investigativo-científica, de marcante relevância para o Poder Judiciário, principalmente para os crimes de corrupção, pois entre os novos quadros, estão profissionais de ciências contábeis, fundamentais na investigação para este tipo de contravenção.

 Em São Luís, o quadro de peritos criminais possui apenas 20 profissionais, Imperatriz conta com o quadro de 07 profissionais e Timon com 06. Para o Superintendente, o pleito tratado pelo deputado Zé Carlos merece extrema atenção, uma vez que o Estado necessita criar equipes específicas de peritos criminais para trabalhar somente com crimes de homicídio e o Governo do Estado tem a meta de combater homicídios, corrupção e narcotráfico.

 Para o Deputado Zé Carlos, a reivindicação trata de quadros técnicos e a  nomeação dos concursados representa um passo importante e imprescindível  nas medidas que podem garantir apuração das questões criminais e o cumprimento da meta  prevista até 2018 na redução de 5% dos indicadores de homicídio definida pelo governo federal, o que só será possível com a celeridade dos processos criminais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.