Deputado Welligton do CursoDeputado Welligton do Curso

O vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Wellington do Curso (PPS), utilizou a tribuna na última quinta-feira (29) para denunciar o descaso com a educação no município de Grajaú.

Ao fundamentar a denúncia, o parlamentar fez referência a levantamentos feitos pela liderança política do município, Ezequiel Latão (PPS), e destacou dados que demonstram o nível de responsabilidade da gestão municipal para com aquilo que, segundo o deputado, deve ser prioridade em uma sociedade: a educação.

“Analisando os dados, percebemos a ínfima atenção que tem sido destinada à Educação em Grajaú. Identificamos, através de tal pesquisa, que nossas crianças não estão aprendendo o básico, isto é, a ler e escrever e, tampouco, a realizar operações matemáticas. Tal realidade implica naquilo que podemos chamar de ‘distorção idade-série’, já que como os alunos não estão aptos, acabam ‘reprovando’. Não podemos tratar a educação como apenas mais um segmento, pois estamos lidando com vidas e futuros”, ressaltou Wellington.

COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO EM GRAJAÚ?

Segundo levantamentos embasados em dados do MEC, Grajaú ainda soletra quando o assunto é educação.

No resultado da última “Prova Brasil”, somente 12% dos alunos do 5 ano aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação. No 9.ano, apenas 7%;
Em matemática, apenas 7% dos alunos do 5.ano aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas. Para o 9.ano, apenas 2%.

Distorção “idade-série”:
Como consequência dos números anteriores, há um perceptível atraso escolar. Do 6. Ao 9. ano, os índices de atraso variam entre 38% a 48%, isto é, há o percentual de alunos com 2 ou mais anos de atraso escolar.
Na Zona Rural e nas áreas indígenas, em 17 escolas, 50% ou mais dos alunos estão com 2 anos ou mais de atraso. Em 08 escolas, 100% dos alunos estão atrasados.

“De acordo com o Portal Transparência, Grajaú recebeu em 2014, R$ 47.338.994,37 em um ano. Ante isso, eis a dúvida: em que tais recursos foram aplicados? Acaso a educação deve estar em último plano? Enquanto tais respostas não aparecem, as crianças continuam lutando para terem acesso ao que é constitucionalmente assegurado: a educação”, completou o deputado Wellington.


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