rxf

Do atual quadro de pré-candidatos à sucessão municipal de São Luís, apenas um causa arrepios ao governador Flávio Dino: Ricardo Murad. Daí a razão de perseguição declarada do Palácio dos Leões ao ex-secretário de Saúde.

Dino tem preferência pela reeleição de Edivaldo Holanda Júnior, apesar da distância que prefere do pai, o deputado estadual Edivaldo Holanda.

Mas o Palácio joga com outras várias alternativas e uma das principais é o nome da deputada federal Eliziane Gama. Com receio de que o balão de Gama murche, Flávio Dino prepara o terreno para outros nomes, como Bira do Pindaré ou Neto Evangelista. quem sabe até João Castelo.

O governador, embora não tenha bola de cristal, percebe de longe a quase impossibilidade da reeleição do seu pupilo e, por essa razão, quer ganhar a eleição no segundo turno com um dos membros de sua cooperativa. Perder a eleição na capital é um desastre futuro.

E qual seria, então, o receio de ter Ricardo Murad no páreo?^Por um simples e óbvio motivo: o ex-secretário de Saúde é o único nome do grupo Sarney quem tem o que mostrar se for realmente candidato.

O eleitor enxerga em Murad um político empreendedor, realizador e trabalhador. Além disso, conta a experiência de prefeito, deputado federal, estadual, presidente da Assembleia Legislativa e de gerente Metropolitano. Não fosse o rompimento com o então governador Zé Reinaldo, teria feitos muitas obras importantes em São Luís, onde deixou iniciado o canal do Caratatiua e o início de uma mega operação de resgate dos bairros, que começaria pelo São Cristovão, além do começo da criação do sistema de tratamento e esgotamento sanitário.

Pesa ainda a favor de Ricardo Murad o fato de ter coordenado a campanha vitoriosa da governadora Roseana Sarney, em 2010, quando venceu na capital dos opositores Flávio Dino e Jackson Lago, que teve o apoio do prefeito João Castelo. Murad conhece bem a capital e seus problemas.

Mas foi como secretário de Saúde que fez a diferença. Implantou cinco UPAs em regiões centrais de São Luís. São hospitais de rápidos atendimentos e que não recebiam reclamações. Agora, as unidades estão em estado de falência, à beira da UTI.

Além disso, reformou importantes hospitais como Tarquínio Lopes, o antigo Hospital geral, transformando aquela unidade em centro de tratamento de alta complexidade. O Geral tem hoje capacidade maior de atendimento e modernidade. Agora, o hospital vive asfixiado, morrendo e sem condições de mostrar o que é por causa da intolerância do atual governador.

Murad fez intervenções exitosas no hospital Carlos Macieira, dotando de equipamentos modernos e transformando-0 em hospital de alta complexidade, liberando suas portas para toda a população e não somente para os servidores públicos estaduais. Para atender o funcionalismo, contratou um moderno estabelecimento e o transformou em Hospital do Servidor.

Foram reformados ainda os hospitais Getúlio Vargas e o PAM Diamante, além de capacitar a central de medicamentos e facilitar as internações em hospitais nos centros mais avançados, com UTIs aéreas. Hoje é negado ao paciente o deslocamento e o custeio de internações lá fora.

Portanto, a candidatura de Ricardo Murad não será contra Edivaldo Holanda Júnior. O debate será com o governador Flávio Dino, que desce a ladeira a cada dia na avaliação do povo maranhense e, notadamente, da capital.

A disputa, na verdade, será entre Flávio Dino e Ricardo Murad, que terá o apoio da ex-governadora Roseana Sarney e das principais lideranças políticas do grupo em São Luís.

Murad tem passaporte firme para ser o próximo prefeito da capital e mostrar que a cidade pode ganhar uma nova feição, que a segurança é um problema também do prefeito, que os Socorrões podem ser melhor equipados, que São Luís poderá ganhar novas UPAs e, por fim, mudar o conceito de saúde para vida.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...
São Luís/MA - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 18/04, a Operação Hygeia, com ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.