protesto-df

Cerca de 250 candidatos de concursos do DF fizeram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (2), em frente ao Palácio do Buriti. De acordo com a Polícia Militar, a via ficou interditada por uma hora, mas, após negociação, foi completamente liberada.

Os candidatos participam dos concursos da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe/DF) e da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF). Os primeiros pedem a divulgação do resultado da prova, além da elaboração de um cronograma por parte da banca organizadora, a Fundação Universa.

Já os aprovados na seleção da SES/DF reivindicam nomeações imediatas, pois a validade do processo seletivo, aberto em 2011, vence em setembro deste ano.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do DF (Sindpen/DF), Leandro Allan, contou ao CorreioWeb que o deficit de pessoal do órgão é alto e preocupa os atuais servidores.

“Precisamos logo de novos agentes. O número de internos nas unidades prisionais aumenta a cada mês e temos pouco pessoal para lidar com a demanda.

O medo de ocorrer uma rebelião prisional é grande”, alerta. A prova do concurso para agente de atividades penitenciárias foi realizada há dois meses, mas, até hoje, não teve o resultado final divulgado.

A superintendente da Fundação Universa, Eliane Martins, confirmou que o documento foi enviado, novamente, à Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização (Segad), após a correção de erros nos dados cadastrais dos candidatos.

Ainda de acordo com a superintendente, o resultado preliminar da prova objetiva do concurso deve ser publicado nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial do DF. Eliane também adiantou que a elaboração de um cronograma completo será a próxima prioridade da banca, mas ressaltou que todos os prazos estão dentro da normalidade e legalidade.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) para saber se, realmente, não há agentes penitenciários suficientes em exercício, mas ela não se manifestou sobre a questão.

O órgão informou, apenas, que atualmente 1.655 servidores, das mais diversas carreiras, atuam no sistema penitenciário do DF. Ressaltou ainda que, além deste número, o quadro de pessoal conta com outros profissionais das áreas de saúde e educação.

Questionada sobre o concurso para área de saúde do DF, a Segad afirmou que há diversos editais normativos vigentes para a pasta. Segundo a assessoria, nos editais de 2011 e 2012 estavam previstas 1.570 vagas, além de cadastro de reserva, e foram chamados, até o momento, o triplo das oportunidades previstas – um total de 4.659 candidatos.

Do Correio Braziliense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.