Implantando há pouco tempo no município de Santa Inês, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) inicia sua atuação na cidade. O órgão regulamentador faz um trabalho de divulgação da obrigatoriedade do registro das empresas que atuam na industrialização, beneficiamento e a comercialização de produtos de origem animal.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Santa Inês, Adriana Ferreira Silva, o órgão atuará na inspeção e a fiscalização dos animais de todas as espécies destinados ao abate, seus produtos e subprodutos e matérias primas; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; o ovo e seus derivados; o mel e seus derivados.

Segundo Adriana, o SIM foi criado para tornar obrigatória a prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal produzidos no município de Santa Inês e destinado ao consumo humano dentro dos limites de sua área geográfica.

A coordenadora do SIM explica que quando esses produtos são comercializados sem nenhum tipo de controle, coloca em risco a saúde dos seus consumidores, devido ao grande número de enfermidades que podem ser transmitidas por alimentos produzidos sem os devidos cuidados higiênico-sanitários.

Como funciona

Criada e sancionada pelo prefeito José de Ribamar Costa Alves em 2013, a Lei 004 cria o Serviço de inspeção Municipal (SIM) vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura e fixa normas de Inspeção e de Fiscalização Sanitária no âmbito do município de Santa Inês, para Industrialização, o beneficiamento e a comercialização de produtos de origem animal.

A criação do SIM veio da necessidade de assegurar ao consumidor de produtos de origem animal uma garantia de que aquele produto foi produzido dentro de normas higiênico-sanitárias satisfatórias.

Como registrar

Para o registro de um estabelecimento de produtos de origem animal basta procurar a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura e em seguida a Coordenação do Serviço de Inspeção Municipal (anexo da Prefeitura – antigo Fórum).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.