Antes principal financiadora local das artes no país, estatal atinge menor investimento em 12 anos, sem editais

Por André Miranda

O Globo

A crise da Petrobras pode respingar numa área que nada tem a ver com petróleo, pré-sal ou empreiteiras, mas que há poucos anos dependia fortemente dos investimentos da empresa: a Cultura. Há um temor dentro da Petrobras e na classe artística de que os problemas financeiros e as investigações sobre corrupção levem a uma queda ainda maior das verbas para patrocínio numa companhia que sempre foi considerada a grande mecenas das artes brasileiras. A redução dos recursos já vinha sendo sentida e lamentada pelo setor nos últimos anos. Para se ter uma ideia, em 2006 a Petrobras destinou R$ 288 milhões para projetos culturais. No ano passado, nem metade. Os aportes de janeiro a dezembro de 2013 somaram R$ 121 milhões.

Entre os funcionários que trabalham na gerência de Comunicação Institucional, divisão da Petrobras que cuida dos patrocínios culturais, especula-se que o balanço de 2014 inclua os efeitos da crise e que seja necessário retirar recursos de outras áreas, da Cultura inclusive, para cobrir as perdas. Considerando o papel que a Petrobras já teve no setor, seria uma tragédia. Em meados da década passada, brincava-se que Wilson Santarosa, gerente-executivo de Comunicação Institucional da empresa, era mais importante do que o ministro da Cultura.

INVESTIMENTO É O MENOR DESDE 2002

O panorama, porém, mudou. Os R$ 121 milhões de patrocínio cultural de 2013 representam o menor valor que a Petrobras investiu na área desde 2002, último ano do governo de Fernando Henrique Cardoso, quando foram investidos apenas R$ 89 milhões. Os números de 2014 ainda não foram fechados, mas a empresa diz que deve manter o patamar de um ano atrás.

— É uma mudança de rumo lamentável, ainda mais numa área em que a Petrobras tinha tudo para ter avançado. Em vez disso, recuou sem dar esclarecimento, sem divulgar uma nova política. A empresa simplesmente foi tirando seu time de campo — afirma a produtora de cinema Mariza Leão. — Acho que o último filme que lancei com patrocínio da Petrobras foi “Meu nome não é Johnny” (2008). Hoje, quando eu procuro financiamento para um projeto, nem vou mais à Petrobras.

Os patrocínios da estatal em Cultura sempre foram divididos entre a Petrobras e a Petrobras Distribuidora (BR Distribuidora). Segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine), em 2006 as duas investiram juntas R$ 32,7 milhões na produção de filmes através de mecanismos de renúncia fiscal. No ano passado, o valor caiu para R$ 7,4 milhões. Em 2014, até aqui, foi R$ 1,5 milhão. Entre os longas-metragens patrocinados pela Petrobras ou pela BR estão “Bicho de sete cabeças” (2001), “Se eu fosse você” (2006) e “Lixo extraordinário” (2010).

Já na lista de patrocínios culturais por renúncia fiscal apenas via Lei Rouanet, o grupo Petrobras foi o maior investidor do país até 2012. Neste ano, porém, o posto está com a Vale (R$ 49,9 milhões), seguida por BNDES (R$ 41,7 milhões), Banco do Brasil (R$ 38,1 milhões) e Itaú (R$ 25,1 milhões).

A BR Distribuidora aparece apenas em 13º lugar, com R$ 8,4 milhões, enquanto a Petrobras não patrocinou um único projeto pela Rouanet. A empresa foi alterando seu modelo de investimento cultural, abandonando a renúncia fiscal e aumentando os aportes diretos feitos com sua verba de marketing.

A Orquestra Petrobras Sinfônica, por exemplo, que de 2000 a 2012 recebeu verbas da Petrobras pela Rouanet, nos últimos dois anos teve recursos direcionados sem incentivo fiscal (R$ 11 milhões em 2013 e R$ 11,6 milhões em 2014).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um grande mutirão de cirurgias de catarata e pterígio foi realizado no hospital Santa Filomena, em ...
O período para solicitação de isenção na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino ...
Blog do Jorge Vieira As intensas chuvas que têm caído sobre São Luís nos últimos dias ...
Por decisão unânime, a Câmara Municipal de Vereadores de Fernando Falcão aprovou a concessão do título ...
Este domingo (14), ficará marcado na história de Tuntum, pois ficará marcado pela a dedicação a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.