Servidores estão participando de nova capacitação em Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de RepasseServidores estão participando de nova capacitação em Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse

O governo do prefeito Gil Cutrim implantará na estrutura administrativa do município de São José de Ribamar mais uma importante ferramenta de gerenciamento e captação de recursos para ações a serem executadas.

Trata-se do Escritório de Gerenciamento de Projetos do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), iniciativa pioneira no Maranhão e que estará operando no início do próximo ano.

O SICONV é uma ferramenta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que tem como uma das finalidades facilitar as apresentações de projetos aos programas ofertados pelo Governo Federal. Podem inscrever projetos no Sistema entidades da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta; além de entidades privadas sem fins lucrativos.

Desde 2012, a Prefeitura ribamarense vem promovendo cursos de capacitação em SICONV direcionados para servidores públicos. Hoje, cada uma das 13 Secretarias Municipais possui funcionários especializados em cadastrar e acompanhar o andamento dos projetos junto ao Governo Federal.

Uma das primeiras iniciativas para implantação do Escritório foi o curso prático em SICONV, cujo primeiro módulo foi realizado esta semana no laboratório de informática da Escola Municipal Liceu Ribamarense I e que contou com a participação de 30 servidores de várias Secretarias.

O curso, ministrado pelo professor Marcos Soares, terá mais dois módulos – prestação de contas e ordem bancária de transferências voluntárias – a serem promovidos em novembro e dezembro. Ainda no próximo mês, também será realizada oficina de projetos e captação de recursos.

“Ao longo dos últimos anos, o município conseguiu aprovar e executar várias obras com recursos provenientes de projetos cadastrados no SICONV. O Escritório, que será composto por alguns servidores que estão participando dos módulos deste curso, terá o objetivo de otimizar, ainda mais, os processos de apresentação e acompanhamento dos projetos da Prefeitura cadastrados no Governo Federal”, afirmou o assessor de Planejamento e Gestão de Metas da Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças, Fróes Filho.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.