Um contingente de 2 mil policiais militares será responsável pela segurança na Região Metropolitana de São Luís durante o segundo turno da eleição para presidente da República, marcado para domingo, dia 26. Nesse dia, a Polícia Militar (PM) redobrará a atenção para coibir atos de vandalismo ou qualquer tipo de criminalidade que tire a tranquilidade do processo eleitoral.

Na manhã de ontem, o coronel Marco Antônio Alves, responsável pelo Comando de Policiamento da Área Metropolitana I (CPAM I), reuniu-se com os comandantes dos Batalhões da Polícia Militar (BPM) da capital, no comando geral da corporação, para acertarem os últimos pontos do planejamento estratégico que será colocado em prática no dia da eleição.

Reforço – Diferentemente do primeiro turno, quando a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu reforço no policiamento, no segundo turno, o Centro Social Urbano (CSU) da Cohab, o Colégio Dom Bosco, no Renascença, e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) também receberão uma atenção especial da PM.

Além disso, o policiamento nos locais de votação e nas áreas próximas será reforçado. As atividades da PM serão desenvolvidas com o auxílio de viaturas, motocicletas e por meio do policiamento a pé.

De acordo com o coronel Alves, as ações têm o objetivo de evitar situações como as que foram registradas no primeiro turno, quando urnas eletrônicas foram queimadas, além de outros tipos de problemas. “A Polícia Militar fará a segurança nos locais de votação para evitar situações de boca de urna, compra de votos e outros tipos de irregularidades”, disse o comandante do CPAM I. Ele afirmou ainda que a partir de amanhã será reforçado o policiamento nos locais que receberão as urnas eletrônicas na sexta-feira.

No dia das eleições, também será reforçado o policiamento na região do Comando de Policiamento da Área Metropolitana II (CPAM II), que é de responsabilidade do coronel Raimundo Nonato Santos Sá. A área de atuação do CPAM II compreende os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, além da Cidade Operária e bairros adjacentes, totalizando 211 locais de votação.

Policiais da Companhia de Policiamento Rodoviária Independente (CPRV Ind) realizarão fiscalizações nas estradas de Ribamar, Raposa e Maioba. No próximo domingo, equipes do Batalhão de Choque também apoiarão no patrulhamento durante as eleições.

Lei Seca – Outra preocupação da Policia Militar é o cumprimento da Lei Seca. De acordo com uma portaria da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), serão proibidos a venda e o consumo de bebidas alcoólicas das 18h de sábado, dia 25, até 0h de segunda-feira, dia 27.

A medida visa garantir a tranquilidade e manter a ordem do processo eleitoral. Ainda segundo a portaria, o descumprimento da determinação consistirá em crime de desobediência previsto no artigo 330 do Código Penal Brasileiro, sujeito a penalidades de detenção e multa.

O Estado


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.