A pequena e pacata cidade de Belágua no Maranhão apareceu novamente na história eleitoral do Brasil como a que deu a maior votação proporcional para a presidente Dilma Rousseff, no primeiro e segundo turno.

Dilma obteve 93,93% dos votos, contra menos de 7% dados para Aécio Neves. a Petista ganhou mais de 3 mil votos. O tucano pouco mais de 200 votos.

A cidade comemora até hoje a vitória e o o fato de ter sido a campeã de votos dados para a reeleição da presidente.

Poucos dos eleitores foram para suas roças por causa das comemorações nas ruas esburacadas, nos bares que parecem taperas, na única praça da cidade e nas poucas sujas e enlameadas avenidas. Comemora-se também na única igreja católica.

Amanhã, Belágua e seu moradores voltarão à dura realidade. A cidade ostenta o pior IDH do Brasil. Nunca teve sorte com os prefeitos e nem com seus representantes nos parlamentos estadual e federal. Nos povoados não existem médicos e e fome impera.

Entre os dias 5 a 9 de novembro uma campanha estará sendo feita em Belágua, com distribuição de remédios para verminose, filtros de jarro e um cesta básica. A campanha deve atingir 50 famílias e quem quiser colaborar pode discar para os telefones 91937879 ou 81369908. É uma arrecadação virtual junto aos empresários que tenha visão social.

Mais de 80% dos seus moradores dependem do Bolsa Família. Quando espalharam que Aécio Neves iria acabar com o benefício, a população se uniu, católicos, protestantes e umbandistas, rivais políticos e vizinhos que não se aturam.

Então o resultado não poderia ter sido outro, embora Aécio nunca tenha cogitado acabar com a esmola. Dilma não sabe se existe Belágua no Maranhão e muito menos Aécio. Aliás, nem Roseana também.

Belágua é o retrato da miséria absoluta. Não fosse o Bolsa Família, a população estaria hoje disputando aos tapas os urubus.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...
Em comemoração aos 112 anos de fundação do município de Santa Quitéria a prefeita Sâmia Moreira ...
Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.