Kelledaiane Cantuário, Pós graduada em GestãoKelledaiane Cantuário, Pós graduada em Gestão

No Brasil existe uma grande carência em encontrar organizações que cumpram completamente os acordos previstos em termos contratuais que são realizados entre a Administração Pública e terceiros, os famosos contratos administrativos. A dificuldade maior está em achar organizações que acompanhem todas as etapas dos serviços prestados, atendendo de fato as exigências prescritas nos editais, garantindo assim, sua qualidade.

Um dos segredos dessa qualidade encontra-se na eficiência da comunicação entre o contratante e a contratada, ou seja, entre o setor que necessita dos serviços e os encarregados de gerir os contratos, por isso faz-se conveniente acompanhar e fiscalizar in loco o prescrito, algo aparentemente simples, mas que se tornou para a maioria das empresas do Brasil, pela questão de logística e custos, um requisito difícil de atender, apesar de sua importância.

Segundo Kelledaiane Cantuário, gestora de contratos do IBRAPP (Instituto Brasileiro de Políticas Públicas), a eficácia de um contrato: “está relacionado com o acompanhamento de sua execução. O gestor tem grande responsabilidade pelos seus resultados, observando o cumprimento das regras técnicas previstas no instrumento contratual.” E que ao perceber tal necessidade, “é importante buscar trabalhar com uma equipe de gestores e fiscais de ponta para acompanhar todas as atividades rotineiras de seus contratos”.

Sendo assim, ela afirma que uma das chaves para alcançar a excelência na prestação de serviços aos órgãos públicos está na fiscalização diária, que influem no planejamento e gestão de riscos, controles, transparência, satisfação do cliente, valorização do colaborador/prestador de serviço, alcançando então mais eficácia nos resultados.

Pela própria Internet e imprensa, não faltam exemplos de contratos mal geridos por falta de acompanhamentos pró-ativo e preventivo, exemplos disso, é o asfalto colocado em toda São Luís e em especial no Recanto dos Vinhais e Av. 1 do Maiobão, advindos dos contratos públicos, e apesar dos serviços terem sido pagos, há ruas sem pavimentações e outras que, embora pavimentadas à poucos meses, já se encontram novamente esburacadas.

Acompanhamento e fiscalização de contrato são medidas importantes colocadas à disposição do gestor na defesa do interesse particular, pois a gestão é o serviço geral de gerenciamento de todos os contratos, a fiscalização é pontual.

Todos os serviços prestados ao poder público precisam observar as compatibilidades entre serviços contratados e efetivamente executados, para identificar com a rapidez qualquer falha, caso exista. Com relação a isso, Kelle afirma: “Nossa equipe é multidisciplinar e capacitada para perceber, administrar com consistência e de forma parametrizada o controle e fiscalização dos contratos visando à prevenção das falhas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.