O Instituto Amostragem, com sede em Teresina (PI), que tem trabalhado para o PCdoB maranhense, acaba de tira do forno uma pesquisa eleitoral para 2014, faltando quase dois anos da sucessão estadual.

O presidente da Embratur, Flávio Dino.O presidente da Embratur, Flávio Dino.

Pelos números do levantamento realizado entre os dias 15 a 17 deste mês, ouvindo 1.300 pessoas em 40 municípios, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), ganharia no primeiro turno se a eleição de 2014 fosse hoje, no cenário estimulado. Na espontânea, ele aparece com 17%, contra 9,38% para Roseana (que não é candidata), 1,62% para Luis Fernando e 1,38 dados para o ministro Lobão.

Nos cenários da pesquisa estimulada envolvendo somente os nomes de Luis Fernando, Lobão, João Alberto e Gastão, Flávio Dino ganharia com folga, conforme o instituto.

Os números do Amostragem apontam ainda Lobão com o maior índice de rejeição 38,38% ;  João Alberto com 25,54%; Gastão Vieira 24,77%; Luís Fernando  20,77% e Flávio Dino, 12,62%.

Ocorre, porém, que o Instituto Amostragem não tem lá  essas bagagens de credibilidade nas consultas que tem feito no Piauí e no Maranhão.

Nesta última eleição, por exemplo, teve um série de contratempos nada favoráveis. Pesquisador e um supervisor chegaram a ser agredidos em São João do Piauí, onde estavam fazendo pesquisas de intenções de voto.

O  proprietário da empresa, João Batista Teles, não deu maiores explicações ao fato, mas os eleitores piauenses ainda andam desconfiados  com os métodos e resultados do instituto.

Ainda neste ano, o  promotor de Justiça da 5ª Zona Eleitoral do Piauí,  Rodrigo Roppi de Oliveira, pediu à Polícia Federal que fosse investigado suposto crime eleitoral praticado pelo Amostragem.
O promotor recebeu denúncias e deu parecer constantando que na última pesquisa em Parnaíba houve alteração da classe social, com a classe baixa sendo alvo das consultas em 70%. A média abaixa, em outro momento, chegou a cair para 20% do total de entrevistados. Ou seja, havia sinais de que a pesquisa estava sendo feita ao gosto do freguês.
A pesquisa para a eleição de governador que vai ac0ntecer somente em 2014, serve agora para fortalecer o nome do presidente da Embratur no Maranhão e junto ao Governo Federal, além de ampliar leques de apoio ou até atrair desde já aqueles que não sabem verdadeiramente de que lado estão.  É uma isca. Morde o peixe mais faminto ou apressado.
Se os números não forem  manipulados ou se o instituto não estiver sendo fiel ao seu parceiro político, Flávio Dino está bem na fita.
Mas não podemos esquecer exemplos mais recentes dos que largaram na frente (José Serra, até contra Dilma, Tadeu Palácio e Castelo agora em 2012, Roseana contra Jackson) e terminaram na reta final como cavalos paraguaios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.