A Secretaria de Segurança Pública (SSP) realizou na manhã deste sábado (20) a solenidade de encerramento do Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), no Parque Botânico Vale, em São Luís. Na ocasião, 23 alunos foram diplomados e receberam o brevê, que simboliza o ingresso no Grupo de Resposta Tática (GRT).

Estiveram presentes, o subdelegado Geral da Polícia Civil, Augusto Barros, representando o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso; o superintendente Estadual de Investigações Criminais (SEIC), delegado Luís Jorge; superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), Leonardo Diniz; coordenador Geral do Grupo Tático Aéreo (GTA), Major Wellington Reis; diretor da Academia Integrada de Segurança Pública (AISP), delegado Maurício Ribeiro Martins; e demais convidados.

O delegado André Gossain, chefe do DOTE, informou que os formandos voltarão para suas funções, onde permanecem aguardando a convocação oficial para atuar no grupo.

O COTE é promovido pelo Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE), subordinado a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), sob o intuito de desenvolver técnicas aprimoradas para situações de alta complexidade, bem como, preparar e aperfeiçoar a performance dos policiais diante das circunstâncias atípicas inerente aos riscos da profissão.

Com duração de 40 dias por 24h, os alunos, entre policiais militares e civis; agentes penitenciários e da guarda municipal dos estados do Maranhão, Roraima, Amazonas e Mato Grosso passaram por treinamentos intensivos e especializados nas áreas de operações ribeirinhas; técnica com explosivos; combate a recinto fechado; tiro de precisão; serviço de inteligência; navegação via GPS e bússola; direitos humanos, psicologia aplicada, entre outros, onde, 11participantes desistiram.

O GRT é uma força especializada para atuar em casos de alto risco, envolvendo sequestro; roubo à banco; desarmamento de bombas, entre outras competências. Além dos rigorosos treinamentos, o Grupo especial conta com armamentos de ponta, como o Fuzil AR 15, com capacidade para ultrapassar blindagens. O GRT é a única força de segurança do Maranhão que possui este tipo de arma.

Para André Gossain, o grupo é preparado para enfrentar qualquer situação atípica de alta complexidade. ” Com a organização que as grandes quadrilhas de assaltantes de bancos vem se formando, precisamos ter policiais bem preparados para conter a ação desses criminosos,” pontuou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.