O triste retrato de São Luís nos últimos diasO triste retrato de São Luís nos últimos dias

Com a onda de ataques ocorridos desde o último sábado (20) em São Luís, o governo do Maranhão decidiu pedir ao Ministério da Justiça o envio de mais um reforço da Força Nacional, desta vez para atuar nas ruas da capital dominada pelo crime e comandada por detentos.

Os militares que aqui estão há exatos nove meses vieram única e exclusivamente para atuar no sistema penitenciário. Porém a presença deles não inibe em nada a criminalidade. As fugas, mortes e apreensões nem sequer foram reduzidas. Pelo contrário!

Sem contar que antes o grupo da Força Nacional, que está em São Luís, ficava abrigado no Estádio Castelão. Agora os militares ficam alojados na Academia de Polícia localizada no bairro São Raimundo. Ou seja, até que eles cheguem à Penitenciária de Pedrinhas, e dependendo do trânsito, não seja possível evitar uma tragédia maior do que as que vem acontecendo.

Com um documento justificando a incompetência do sistema de segurança de seu governo, Roseana Sarney pede um efetivo bem maior de forças federais para vigiar a população. Como se isso fosse resolver e por um ponto final na guerra que existe entre facções criminosas e que atinge apenas a sociedade civil.

Tanto que, a cidade teve que alterar toda a sua rotina diante dos atentados. Ontem, o que se podia ver, eram ruas mais desertas no início da noite. A classe empresarial se queixou do pouco movimento em consequência das ameaças de bandidos. O número de assaltos cresceu e todos temem pela sua própria integridade.

Nesta segunda-feira (22), a Secretaria de Comunicação do governo do Estado confirmou o defensor Público Paulo Guimarães como o novo Secretário de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), substituindo o delegado Marcos Affonso, que respondia interinamente pela pasta e também é secretário de Segurança Pública.

Quem sabe agora, sob nova e terceira direção, a Sejap consiga ao menos minimizar a decadência do sistema que, de ‘segurança’ não tem nada. Por que com um saldo de 17 veículos incendiados em dois dias e mais de 100 presos foragidos em pouco mais de uma semana, a coisa está feia, muito feia!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.