Muitas notícias ficaram marcadas na memória de cada maranhense que as acompanhou pelo Blog do Luis Cardoso, e/ou através de outros veículos de comunicação.

Entre tantos fatos ocorridos ao longo de 2014 vamos destacar apenas dez que mais ganharam repercussão na imprensa não só local. Veja-os abaixo acompanhando nossa retrospectiva.

1º de Janeiro de 2014

carros mare 2

Dezenas de carros, incluindo carretas, foram engolidos pela maré na praia do Araçagi, em São Luís e ficaram boiando no mar.

Alguns carros ficaram atolados e condutores precisaram de auxílio de demais banhistas para sair do local. Um grande tumulto se formou. Houve muito desespero. A situação também foi registrada na Praia do Meio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda houve a tentativa da abertura de uma outra via para o escoamento dos carros, mas a medida foi em vão.

3 de janeiro de 2014

anaclara

Noite de horror no terceiro dia do ano em São Luís. Ataque à ônibus comandados de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, explodem naquela noite nas ruas da capital.

Num dos ataques, o incêndio provocado por criminosos a um ônibus na Vila Sarney Filho, transformou a vida das vítimas da crueldade de marginais.

Dentre as cinco pessoas que ficaram feridas neste ataque, três são da mesma família: Juliane Santos, de 22 anos e as filhas Ana Clara, 6 anos e Lorrane Beatriz, de 1 ano e meio.

Deste dia em diante tudo mudou na vida desta família. As três foram internadas com queimaduras graves. Apenas Lorrane já teve alta médica. Ana Clara morreu, com mais de 90% do corpo queimado, dois dias após o incêndio e a mãe, Juliane Santos está internada há 27 dias e ainda sofre com as dores dos ferimentos.

morte

O homem que tentou salvar a menina, num ato heroico, Márcio Ronny da Cruz, teve 72% do corpo queimado, passou por várias cirurgias mas sobreviveu.

Posteriormente em setembro, foram registrados 17 ataques a veículos em um único fim de semana.

No mesmo mês, o diretor de uma das sete casas que formam o complexo Cláudio Barcelos foi preso suspeito de participar de um esquema em que recebia dinheiro para facilitar saídas temporárias e fugas de presos. Ele foi solto no mês seguinte.

29 de Abril de 2014

bacuri

Uma tragédia na MA 303 entre os municípios de Bacuri e Apicum-Açu. Uma caminhonete D 20 que transportava alunos da escola municipal Cristino Pimenta, em Bacuri para o Povoado Madragoa, bateu num caminhão carregado de pedra e saiu da rodovia caindo num abismo.

Oito pessoas, entre elas, adolescentes e crianças e mais o motorista morreram na hora. Diversas ambulâncias foram disponibilizadas para a o local para ajudar no transporte de feridos, que ainda não foram contabilizados. O veículo transportava na carroceria cerca de 25 pessoas a maioria estudantes da escola.

As vítimas foram conduzidas para a Santa Casa de Cururupu.

3 de Agosto de 2014

Um avião com cinco pessoas a bordo caiu em cima de uma residência em Balsas, a 810 km de São Luís, no sul do Maranhão. A pequena aeronave, que transportava uma paciente, caiu sobre uma casa localizada na Rua Dr. Rosi Cury, Bairro Catumbi. Com o impacto o avião pegou fogo.

Todas as pessoas que estavam dentro dele morreram. Sobreviveram o pai, a mãe e o filho de 11 anos que estavam na casa onde a aeronave caiu. O piloto do avião já havia se envolvido em outro acidente, em Nova Araguaína, no Tocantins, onde duas crianças morreram.

10 de Setembro de 2014

Quando tudo parecia estar sob controle no presídio considerado o mais perigoso do país, um grupo resolveu por em prática um plano muito ousado, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Homens armados utilizaram uma caçamba roubada, de placa não identificada, derrubaram o muro dos fundos do Centro de Detenção Provisória (CDP), e de lá facilitaram a fuga de mais de vinte presos.

Durante o arrebatamento – ato de facilitar a fuga de encarcerados – houve troca de tiros e quatro detentos foram baleados. Nenhum policial foi ferido durante a ação criminosa.

Quando tudo aconteceu, algumas celas do CDP já estavam com as grades serradas e depois que a caçamba derrubou o muro, armas foram distribuídas aos presos que já aguardavam a execução do plano. Cada preso que conseguia chegar até o veículo recebia uma arma do grupo.

Muitos tiros foram trocados, o clima ficou tenso, mas uma fuga maior foi evitada por militares do Grupo Especial de Operações Penitenciárias, da Força Tática e Força Nacional.

17 de Setembro de 2014

Os ânimos se alteraram no Complexo Penitenciário de Pedrinhas mais uma vez. E aproveitando uma manifestação de funcionários terceirizados, que estava ocorrendo durante a manhã daquela quarta-feira, detentos se rebelaram. Alguns presos conseguiram pular o muro, mas foram contidos.

O Grupo Especial de Operações Penitenciárias, Força Tática, Nacional e GTA  foram acionados e controlaram o motim. O tumulto foi grande.

Somente durante aquela madrugada 30 encarcerados escaparam por um túnel, do Presídio São Luís I. Ao todo mais de 100 já empreenderam fuga de Pedrinhas somente este ano.

5 de Outubro de 2014

eleito

O ex-presidente da Embratur, Flávio Dino, de 46 anos, foi eleito governador do Maranhão, no primeiro turno dos eleições, após uma campanha marcada por trocas de ataques com Lobão Filho (PMDB) candidato apoiado pela família Sarney.

Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PC do B obteve 63,52% dos votos válidos, contra 33,69% de seu adversário peemedebista.

24 de Novembro de 2014

Dois policiais militares, Sd Do Vale, sobrinho do Cel. Ivaldo Barbosa, comandante do CPE e Sd David, foram assassinados em Paço do Lumiar, quando participavam com outros colegas de farda de uma comemoração pelo nascimento da filha do proprietário da residência.

No mês seguinte, mais precisamente no dia 7 de dezembro, o PM Carlos Magno Pereira de Sá, conhecido como Sargento Sá, morreu após ser baleado em uma troca de tiros com criminosos, na região da Forquilha. Foi o segundo policial militar morto no mesmo fim de semana, na capital maranhense.

Essas três últimas mortes fazem parte de uma estatística lamentável para o nosso Estado. Dezesseis policiais já foram mortos somente este ano segundo a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). 2014 foi o ano mais violento em que o número de policiais assassinados cresceu assustadoramente.

10 de Dezembro de 2014

A governadora Roseana Sarney deixa o Governo do Maranhão discursando para centenas de pessoas no Palácio dos Leões, na sede do governo. Desde então assumiu o posto o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA), deputado estadual Arnaldo Melo.

Em seu pronunciamento final, Roseana fez agradecimentos e enfatizou resultados de sua gestão, que segundo ela, gerou progresso ao Maranhão. Mas também fez algumas críticas.

Na ocasião, a ex-governadora informou que a sua carta de renúncia foi entregue por motivos estritamente pessoais.

11 de Dezembro de 2014

presos mais de cem

130 pessoas foram detidas numa festa promovida por integrantes do Bonde dos 40, na Vila Lobão em São Luís. Deste total, 71 foram encaminhados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Durante a ação da Polícia Militar foram apreendidas armas brancas, 58 celulares e drogas.

De acordo com informações policiais, foram encontradas, nos celulares apreendidos, mensagens de detentos de Pedrinhas.

Os menores de idade permaneceram na sede da Seic, no bairro de Fátima, até a chegada de pais ou responsáveis e foram liberados em seguida.

Esta foi a maior prisão efetuada no ano em Operação da Polícia Militar.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.