O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) capacitou 782 agentes de trânsito em todo o estado. A capacitação, que fez parte do curso de agentes de trânsito, encerrou neste semestre.

O curso teve como disciplina básica o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com ênfase na fiscalização, e tudo o que faz parte da rotina do profissional, como o preenchimento do auto de infração e realização de atividades de campo, tais como blitz, marcação de locais de acidente, orientação de condutores, atendimento ao público, entre outras ações.

A capacitação teve carga-horária de 40 horas e contou com as seguintes matérias: Sistema Nacional de Trânsito, Operação de Trânsito, Sinalização, Categorias de Veículos e Habilitação, Penalidades e Medidas Administrativas, Infrações e Processo Administrativo, Técnicas de Abordagem, Preenchimento do Auto de Infração, Realização de Blitz e Crimes de Trânsito.

O modelo de capacitação teve o objetivo de preparar policiais militares, agentes de trânsito e guardas municipais para as operações de trânsito.

Na capital maranhense, o curso foi ministrado pelo major Rômulo Costa, no auditório do Sest/Senat, quando 45 profissionais foram capacitados.

“A importância maior do curso é, sem dúvida, levar conhecimento, explicando, nos mínimos detalhes, como é feito cada tipo de abordagem, de medidas administrativas e operacionalização dos processos aos participantes, para que eles saiam daqui muito mais capacitados”, reiterou o major Rômulo Costa, da PMMA. De acordo com o major, as principais dúvidas dos participantes estão na parte operacional e no que se refere aos procedimentos técnicos, como o preenchimento de autos.

Milene Pereira Boás, que há dois anos é agente de trânsito em Alcântara, decidiu participar pela segunda vez do curso. “Já tinha feito o curso em Alcântara, que foi uma das primeiras cidades a receber a capacitação, mas como o nome já diz, treinamento e capacitação são sempre ótimas oportunidades para adquirirmos conhecimento, ainda mais esse, que as explicações são detalhadas. A iniciativa foi ótima e por isso resolvi fazer o curso também em São Luís”, explicou a agente de trânsito.

Para o tenente Santana, policial militar há sete anos, a experiência é única. “O instrutor é ótimo, tem uma dinâmica boa com a turma e passa os conhecimentos necessários de uma forma leve e inteligente, fazendo com que aprendamos muito mais em um curto espaço de tempo”, destacou o tenente.

Ao final do curso ainda é realizada uma prova para testar a assimilação do conteúdo pelos participantes, apenas uma das formas de verificar o aproveitamento da turma. Além do exame, o aluno é avaliado conforme o nível de participação e engajamento nas aulas.

“Nosso objetivo com esses cursos foi garantir uma reciclagem e capacitação com as novas mudanças determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito e deixar claro que o Detran-MA é parceiro das prefeituras que buscam municipalizar o trânsito!”, garantiu o diretor geral, André Campos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A atual namorada do prefeito de Coroatá, Thellys Sousa, caiu na madrugada de segunda (16) de ...
Na manhã desta quarta-feira(17), uma operação da Polícia Civil do Maranhão, resultou no cumprimento de dois ...
Prefeitura de São Luís terá um mês para informar quais providências serão adotadas O Ministério Público ...
A deputada evangélica Mical Damasceno defendeu que a mulher seja submissa ao homem e propôs encher ...
Por Blog do Louremar Estou voltando com um dos mais visitados e comentados blogs do Maranhão ...
Uma pessoa foi presa durante a operação Falsum Sit Home em São Luís São Luís/MA. Na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.