DSC_3805Prefeito Sebastião Madeira

Em nota encaminhada para a imprensa, a defensoria publica condena a atitude da secretaria municipal de saúde de imperatriz e do prefeito Sebastião Madeira, em proibir a entrada de defensores públicos em unidades de saúde.

Abaixo a nota da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão.

A ADPEMA – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão vem a público manifestar absoluto REPÚDIO às manobras praticadas por autoridades municipais da cidade de Imperatriz/MA, notadamente o Prefeito e a Secretária de Saúde, no intuito de impedir o trabalho realizado por Defensores Públicos integrantes do Grupo de Trabalho criado pela Portaria  nº 076-DPGE, de 09 de janeiro de 2013.

O mencionado Grupo de Trabalho busca soluções para o catastrófico estado em que se encontra o sistema público de saúde, tanto na esfera estadual quanto municipal, agindo sempre em consonância com o que determina a legislação constitucional e infraconstitucional.

No dia 12 de março, a equipe técnica designada pelo Defensor Público Fábio Machado foi impedida de entrar em uma das unidades de saúde do Município, por conta do Parecer Jurídico nº 005/2013, da Assessoria Jurídica da Secretaria de Saúde (que carece de qualquer fundamentação legal), e pelo Despacho nº 001-2013, do Gabinete da Secretária de Saúde. Através de tais atos, a Defensoria Pública fica proibida de realizar visitas, vistorias ou inspeções nas unidades de saúde, a menos que conte com autorização judicial, do Prefeito ou da Secretária de Saúde.

Tais atitudes representam claras violações da prerrogativa de requisição, garantida à Defensoria Pública Estadual pelo art. 128, X, da Lei Complementar Federal nº 80/1994, bem como da prerrogativa garantida pelo art. 24, XV, da Lei Complementar Estadual nº 19/1994 (“XV – Ter livre acesso e trânsito em estabelecimentos públicos ou particulares, no exercício de suas funções”).

Fechar as portas das unidades de saúde para a Defensoria Pública é o mesmo que querer tapar o sol com uma peneira! O caos da saúde em Imperatriz já virou inclusive matérias veiculadas em jornais e televisões de todo o país.

Tentar esconder os problemas, autoritariamente, em nada ajudará ao povo sofrido desta que poderia ser uma das mais avançadas cidades do nosso estado.

As condutas praticadas pelas citadas autoridades municipais são ilegais e, acima de tudo, antidemocráticas!

O trabalho realizado pelo Grupo em comento não tem qualquer conotação político partidária, razão pela qual, a bem da verdade, a ADPEMA REPUDIA, veementemente, as declarações prestadas pelo procurador-geral do município de Imperatriz/MA e reproduzidas entre aspas no jornal O Progresso que circulou no dia 14/03/2013, entendendo que as aleivosias ali proferidas derivam de desconhecimento absoluto da legislação atinente à atuação da Defensoria Pública, algo inaceitável para quem pretende exercer cargo tão essencial para o bom funcionamento da administração municipal.

Por fim, a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão congratula os Defensores Públicos membros do Núcleo de Imperatriz, que, atuando na defesa intransigente dos direitos da população maranhense, não medem esforços, prosseguem na luta, mesmo quando são alvo de mentiras e ilegalidades por parte de autoridades locais.

Adriano Jorge Campos

Diretor-Presidente da ADPEMA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A atual namorada do prefeito de Coroatá, Thellys Sousa, caiu na madrugada de segunda (16) de ...
Na manhã desta quarta-feira(17), uma operação da Polícia Civil do Maranhão, resultou no cumprimento de dois ...
Prefeitura de São Luís terá um mês para informar quais providências serão adotadas O Ministério Público ...
A deputada evangélica Mical Damasceno defendeu que a mulher seja submissa ao homem e propôs encher ...
Por Blog do Louremar Estou voltando com um dos mais visitados e comentados blogs do Maranhão ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.