Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

Coronel pede desculpas ao cabo humilhado por ele; veja o momento da agressão verbal

Política
 

O Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Maranhão, Wellington Peixoto Chagas, através de notas à imprensa, se retratou hoje do episódio em que agrediu verbalmente um cabo que fazia blitz na cidade de Chapadinha, na noite de sexta-feira, dia 05.

Nota à Imprensa

coronel

O Coronel (RR), Wellington Peixoto Chagas, vem a publico esclarecer e retrata-se de um fato ocorrido na sexta-feira (05), na cidade de Chapadinha por volta das 03h da manhã, quando um conhecido seu passava por uma blitz da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) sendo abordado pela Lei Seca, onde teve seu veículo retido e para retira-lo precisaria de um pessoa habilitada, momento em que, o Coronel Peixoto ia passando pelo local e foi chamando pelo conhecido, para que pudesse intervir. No momento da abordagem houve um desatendimento entre o Coronel e o Cabo da PM que estava de serviço.
Diante do exposto, o Coronel Peixoto vem retrata-se pelo que foi dito ao militar de serviço, já que reconhece que se exaltou e, durante todo tempo que esteve no serviço ativo da PMMA, jamais passara por situação dessa natureza. E que, qualquer ser humano no momento de ira, toma atitudes impensáveis, e confessa que foi um fato isolado, portanto pede desculpas aos policiais da CPRV.

Chapadinha, MA 08 de fevereiro de 2016.
Wellington Peixoto Chagas
Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Maranhão

 

Carnaval e a propaganda eleitoral antecipada

Política
 

carnavalPor Flávio Braga

A propósito do tema deste artigo, a primeira observação diz respeito à nova redação do caput do artigo 36-A da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições), cuja dicção preceitua expressamente que “não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos”.

No direito eleitoral (direito público) tudo que a lei não proíbe, é permitido. Portanto, se a publicidade carnavalesca contiver apenas o nome do pretenso candidato ou mensagens de exaltação pessoal, sem pedido explícito de votos, não caracteriza a antecipação da propaganda eleitoral.

Assim, no período pré-eleitoral, consoante a firme jurisprudência do TSE, a simples divulgação do nome ou cognome do suposto pretendente (mesmo que seja agente público), sem conotação eleitoral, não constitui hipótese de propaganda eleitoral antecipada, caracterizando mero ato de promoção pessoal.

Nesse passo, eis o conceito de propaganda eleitoral formulado pelo TSE: “ O mero ato de promoção pessoal não se confunde com propaganda eleitoral. Entende-se como ato de propaganda eleitoral aquele que leva ao conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada, a candidatura, mesmo que apenas postulada, a ação política que se pretende desenvolver ou razões que induzam a concluir que o beneficiário é o mais apto ao exercício da função pública. Sem tais características, poderá haver mera promoção pessoal (Recurso Especial Eleitoral nº 15.732).

Por conseguinte, a jurisprudência do TSE entende que a veiculação de mensagens em períodos festivos (carnaval), a aposição do nome em abadás, a afixação de faixas, o uso de adesivos e imagens em automóveis, etc. sem apelo eleitoral (pedido de votos), não tipifica a propaganda eleitoral fora de época, nem permite a aplicação de multa, conforme assentado no Recurso Especial Eleitoral nº 235.347/2011.

Cumpre alertar que eventuais excessos, com o propósito subliminar de obter vantagem eleitoral sobre os demais pré-candidatos, poderão ser apurados, posteriormente, como abuso do poder econômico ou político.

A propaganda eleitoral só é permitida a partir do dia 16 de agosto, sob pena de ser considerada extemporânea (antecipada) e sujeitar o responsável pela divulgação da propaganda e o beneficiário, quando comprovado o seu prévio conhecimento, à multa no valor de R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00.

Por derradeiro, cabe frisar que o pluralismo político e a cidadania são fundamentos da República Federativa do Brasil e que a Constituição Federal garante a manifestação do pensamento e a liberdade de expressão a todos os cidadãos, vedando qualquer tipo de censura prévia de natureza política, ideológica e artística.

Flávio Braga é Pós-Graduado em Direito Eleitoral, Professor da Escola Judiciária Eleitoral e Analista Judiciário do TRE/MA.

Nota do Blog do Luis Cardoso

Então, senhores realizadores de carnavais, aproveitem a divulguem suas festas no blog mais acessado do Maranhão, durante e depois do período momesco.

Em Lago da Pedra Foliões lotam o Centro Cultural na abertura oficial do Carnaval da Paz

Política
 
lago da pedra carnaval
 O primeiro dia do Carnaval da Paz, realizado pela Prefeitura de Lago da Pedra, foi de muita animação no Centro Cultural, que ficou lotado de foliões.

A principal atração da primeira noite de carnaval, foi a Banda Malubakana, que agitou o grande público. O vice-prefeito Laércio Arruda,  subiu ao palco e como músico que é, acabou cantando um pouco junto a banda, além de deixar o seu recado para que os brincantes possam aproveitar o carnaval com paz e alegria.

Esta já é a oitava edição do Carnaval da Paz, e como tem sido em todos anos, tem atraído um grande número de visitantes, pois o carnaval de Lago da Pedra é conhecido como um dos melhores da região.

Para quem veio passar o carnaval na cidade, esses dias é pra aproveitar junto aos amigos e familiares, é o caso Ana Maria, que mora em Açailândia.

“ Todos os anos venho passar o carnaval aqui em Lago da Pedra, é muito bom, aproveito para matar a saudade da família e rever amigos”, disse a estudante.

No Centro Cultural e em toda a cidade a segurança foi reforçada, uma preocupação da gestão municipal que solicitou reforço policial para que os foliões possam brincar em clima de tranquilidade até o último dia da festa de momo.

Jornal Estado do Maranhão derrapa feio: mira 15 e acerta apenas em 4

Política
 

Os dois textos abaixo são do exercício de futurologia equivocado do Jornal O Estado do Maranhão ao avaliar como chances reais de deputados que apresentaram seus nomes para disputar prefeituras neste ano.

E derrapa feio quando tenta passar aos seus leitores que 15 parlamentares podem entrar no pleito, com chances de vitória e mudar a composição na Assembleia Legislativa e na bancada federal do Maranhão, com as ascensão de suplentes. Pura imaginação que peca pela pressa ou expressão de desejo.

Dos cinco federais citados abaixo, apenas Eliziane Gama é candidata de verdade. Zé Carlos do PT sabe que não será, assim como João Castelo e muito menos André Fufuca (o pai, sim, é candidato em Alto Alegre do Pindaré) e Júnior Marreca (o filho é o candidato em Itapecuru).

Da Assembleia Legislativa, dos dez nomes colocado pelo EMA, somente três estarão realmente na disputa. Sãos eles: Roberto Costa (Bacabal), Francisca Primo (Buriticupu) e Alexandre Almeida (Timon). Vejam o delírio do matutino:

 

estadomaior

 

Deputados estaduais devem disputar as eleições municipais

deputadosNa edição deste domingo (07), o jornal O Estado do Maranhão fez uma matéria interessante, onde destaca os deputados estaduais que devem disputar as eleições municipais em 2016.

Na matéria, o jornal destacou o nome de oito parlamentares que estão na foto acima – Alexandre Almeida (PSD), Andrea Murad (PMDB), Roberto Costa (PMDB), Francisca Primo (PT), Levi Pontes (SD), Paulo Neto (PSDC), Bira do Pindaré (PSB) e Wellington do Curso (PPS). Entretanto, o Blog acrescentaria mais dois nomes na lista de O Estado, os deputados Sousa Neto (PROS) e Marco Aurélio (PCdoB) também vislumbram a possibilidade de disputar as eleições municipais.

Talento infantil e muita música nesta quarta no Aterro do Bacanga

Política
 

 O talento Lidia Carollini será uma das atrações no encerramento da Semana de Retiros Culturais em São Luís.

A maranhense de apenas 10 anos se prepara para gravar seu primeiro disco. Ela tem vídeos no youtube com mais de cinco mil visualizações.

Lidia Carollini está com uma grande expectativa para a apresentação, e garante que vai surpreender o público com belas canções de louvor a Deus.

“Estou muito feliz e ensaiando bastante! Em uma das músicas haverá participação de outras crianças”, comentou.

O evento será realizado nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro no Aterro do Bacanga e contará com a participação de grandes nomes da música evangélica como Christafari, a maior banda de reggae cristão do mundo com a participação dos cantores Avion Blackman e Solomon Jabby.

Está confirmada ainda a participação do cantor Marcos Nunes, Priscila Alcantara e um dos maiores nomes da música evangélica brasileira, a cantora Aline Barros que fará lançamento do seu novo disco.

O evento comemora os 10 anos de realização da Semana Maranhense de Retiros Culturais idealizada pela deputada federal Eliziane Gama, que é também autora da Lei 8.904 que reconhece a arte evangélica como cultura.

Todos os anos a juventude cristã reúne-se nos tradicionais retiros no período carnavalesco e participa do encerramento da Semana de Retiros Culturais com grande encontro de louvor e adoração. Este ano o evento é coordenado pela Associação de Ministros do Evangelho do Maranhão-AME.

Com parceria do deputado Ricardo Rios, começou bem o carnaval de Vitória do Mearim

Política
 

 
Numa parceria de prefeitura, governo do estado e deputado estadual Ricardo Rios começou desde o dia 06  em Vitória do Mearim o carnaval que tem se destacado nos últimos sete anos como um dos mais animados e seguros da região.
A festa só termina na madrugada de quarta-feira (10) e conta com grande variedade de atrações, a exemplo de Dhean Brito e Banda Mix, Minhas Divas do Forró, Juninho e Banda e Willey Gomes, que se apresentam hoje para grande público, a partir das 16h, nos palcos da cidade. “Como vem acontecendo nos últimos anos, temos certeza que mais uma vez faremos uma grande festa”, garante Ricardo Rios, que, além de ver no carnaval um momento de descontração, diversão e alegria, chama a atenção para o seu caráter gerador de oportunidades de trabalho e renda. “No nosso carnaval todos ganham. Não só os foliões, que tem animação garantida, mas nossos empresários, que podem ampliar seus lucros uma vez que a economia aquece na temporada”, diz o deputado.
Confira a programação completa.

CARNAVAL DE VITORIA DO MEARIM 2016

8 ANOS DE ALEGRIA E GRAÇA NO CARNAVAL DA PRAÇA!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DOMINGO:

16h00- BANDA AFINIDADE

18h00 – MENINOS DO PAGODE

22h00 – MULEQUE DOIDO

00:00 – OS CANGAS DO FORRÓ

SEGUNDA:

16h00- MC AUGUSTO PODEROSO

16h30 – MAGNO ROBERTO E PEGADA DOS PRIMOS

22h00 – MASTRUZ COM LEITE

00:00 – BANDA DIBACANA

TERÇA:

16h00- SWING SENSUAL

18h00 – BANDA GIRIA DE RICO

22h00 – RAYANE STEFANE E BANDA

00:00– FORRÓ SACODE

(Da assessoria)

Aspirante cai de tapa e empurrões em soldado, na cidade de Porto Franco

Política
 

Mais um fato lamentável movimentou hoje o Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão e associações de Cabos e Soldados.

O caso ocorreu na cidade de Porto Franco, quando numa abordagem o soldado Breno, do 14ª BPM, se identificou na noite de ontem ao aspirante Carlos, do 12º BPM. que estava no comando da Guarnição do Comando Tático, e foi agredido a tapas e empurrões pelo superior.

image

 

Um primo do soldado foi fazer uma ligação de seu celular para comunicar o fato ao pai do militar agredido e teve seu aparelho tomado na marra e quebrado. O comando do 14° BPM lamentou o ocorrido e já comunicou ao Comando Geral da PM para que as providências possam ser tomadas.

Abaixo a nota de Repúdio da Associação de Cabos, Soldados e Bombeiro Militar de Imperatriz, Açailândia e Região Tocantina:

A Associação Regional de Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiro Militar de Imperatriz, Açailândia e Região Tocantina (ARCSPMIA), vem através desta, repudiar a conduta agressiva e inaceitável do Aspirante Carlos do 12° BPM de Estreito, quando da abordagem ao SD Brenno do 14° BPM na noite de ontem, no carnaval da cidade de Porto Franco, onde, mesmo se identificando como Policial Militar, o referido Aspirante já chegou empurrando o SD Brenno e lhe desferindo vários tapas no rosto, tudo isso na presença de vários amigos do soldado e de muitos foliões que se encontravam no local, deixando o SD Brenno em situação vexatória e constrangedora, mostrando, dessa forma, este Aspirante total despreparo para o serviço Policial Militar e conduta completamente contrária ao Estado Democrático de Direito.

Ademais, o SD Brenno, é um soldado operacional, disciplinado, respeitador, sempre cumpriu com as suas obrigações e tem se destacado muito bem no seu trabalho.

Aproveitamos o ensejo e informamos a todos que não aceitamos este tipo de conduta e condenamos todo e qualquer tipo de violação à honra, à moral e integridade física dos Policiais e Bombeiros Militares do Maranhão.

Neste contexto, informamos também que o Setor Jurídico da Arscpmia já está tomando as providências cabíveis que o caso requer, para que fatos desta natureza não voltem a acontecer.

Portanto, diante dos fatos, solicitamos e esperamos que o Cmdo do 12°BPM, bem como, o CMT Geral da PMMA tome as providências cabíveis.

“UNIDOS SOMOS FORTES”

Ass.: Sgt Adelino
Presidente da Arscpmia

Prefeitura de Lago da Pedra coloca Bloco da Saúde nas ruas e distribui preservativos para os foliões

Política
 

emfermeirasBrincar o carnaval sem esquecer de cuidar da saúde, foi com este objetivo que o “ Bloco da Saúde”, foi às ruas para distribuir camisinhas em bares e locais de grande movimentação na cidade.

A iniciativa da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta os foliões para a importância do sexo seguro, por isso o uso do preservativo é fundamental nas relações sexuais. Todos os anos a Secretaria de Saúde coloca o bloco da saúde nas ruas para passar essa mensagem aos foliões.

“ O que nós estamos fazendo aqui é reforçando para as pessoas a importância do uso da camisinha para se prevenir contra doenças, e principalmente nesse período do carnaval porque muitos acabam se excedendo na bebida e esquecem a responsabilidade de fazer sexo de forma segura”, disse a enfermeira Rosimar Sousa.

A equipe de profissionais de saúde  chamou a atenção por onde passava, em um ritmo bem animado o bloco deixou sua mensagem aos foliões.

Inaugurada a ‘nova’ Estrada do Socorrão

Política
 

por Jorge Aragão

socorraoO governador Flávio Dino (PC do B) e o prefeito Gil Cutrim (PDT) inauguraram neste sábado (06), durante uma grande festa popular, a nova Avenida Tancredo Neves, popularmente conhecida como Estrada do Socorrão II.

A solenidade contou com as presenças de várias lideranças políticas e comunitárias de São José de Ribamar, dentre elas o deputado Glalbert Cutrim (PDT); o ex-prefeito Luis Fernando; deputados federais; e vereadores.

A execução das obras de drenagem profunda e pavimentação, em um trecho de cerca de um quilômetro localizado no território do município de São José de Ribamar, foram solicitações feitas por Cutrim ao governador ainda no ano passado e figuravam como uma das principais reivindicações dos moradores desta região do município.

“Hoje, a Estrada do Socorrão II está maravilhosa. Com a obra de drenagem, não mais teremos que conviver com os constantes alagamentos e buracos. Queremos agradecer o prefeito Gil Cutrim e o governador Flávio, que uniram forças e executaram este importante trabalho”, afirmou o comerciante José Feitosa Lima, morador da Vila Cafeteira e que utiliza a Tancredo Neves diariamente.

Gil Cutrim agradeceu o apoio do Governo do Estado. De acordo com o prefeito, ao atender um importante pleito da população e da classe política ribamarense, o governador mostrou, mais uma vez, que tem compromisso com a cidade.

“Muito em breve, tenho certeza, estaremos juntos, eu e o governador, anunciando mais ações no setor da mobilidade urbana que, em muito, irão contribuir com o desenvolvimento de São José de Ribamar e melhoria da qualidade de vida do povo”, disse Cutrim.

A afirmação do prefeito foi ratificada pelo próprio Flávio Dino. Segundo o governador, a administração estadual sempre estará de mãos dadas com as Prefeituras da Grande Ilha objetivando implementar novas políticas públicas que promovam o desenvolvimento das cidades e de suas populações.





  • Enquetes
    Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

  • Contatos

    E-mail: [email protected]
    Telefone: 98 3236-1351
    Celular: 98 8722-6094

    Arquivos

    Posts ordenados por data de publicação.