Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

FAMEM adere à campanha “Novembro Azul”

Política
 

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) aderiu à campanha “Novembro Azul” da Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, iniciativa que visa conscientizar os maranhenses sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer masculino.

“Além de incentivar a compra das camisas por parte dos nossos associados, também iremos contribuir divulgando as ações da campanha e o importante trabalho desenvolvido por todos que fazem o Hospital Aldenora Bello”, afirmou o presidente da entidade municipalista, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), que, nesta sexta-feira (21), esteve reunido com o vice-presidente da Fundação, Antonio Dino Tavares.

Também participaram do encontro os prefeitos Djalma Melo (Arari) e Beto Pixuta (Matinha).

Antonio Dino agradeceu a parceria da FAMEM e elogiou a iniciativa do presidente Gil Cutrim. De acordo com ele, somente unindo forças será possível fazer com que as informações necessárias sobre o combate ao câncer masculino cheguem ao maior número possível de maranhenses.

“A FAMEM possui contato direto com os municípios, seus gestores e agentes administrativos. Essa parceria, tenho certeza, fará com que as informações sobre a campanha e as nossas atividades cheguem mais rápido a todos os cantos do Estado. Nós, da Fundação e do Aldenora, só temos a agradecer a iniciativa do presidente Gil”, afirmou Dino.

Programação – As atividades da campanha “Novembro Azul” da Fundação Antonio Dino terão continuidade neste domingo (23) com a realização da “Corrida Azul: uma corrida pela vida”, voltada para a conscientização e prevenção e diagnóstico precoce do câncer masculino. O percurso de 5km terá início às 7:00 da manhã, com concentração na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea.

No próximo dia 26, das 8h às 11h no Aldenora Bello, será promovido o “Atendimento Aberto à População Masculina”. Os consultórios do Hospital estarão voltados para a ação social que busca conscientizar a população sobre a importância do exame precoce para prevenção e controle do câncer.

Já no dia 27 será realizado o “Almoço para Homens”, no Restaurante Sal e Brasa, a partir das 12:00h, cuja renda será destinada ao atendimento dos pacientes da unidade especializada de saúde.

Câncer – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, estima-se a ocorrência de 302.350 casos novos de câncer em homens no Brasil no ano de 2014. Esses valores correspondem a um risco estimado de 309,53 casos por 100 mil habitantes.

O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens em todo o mundo. Cerca de 1 em cada 6 homens desenvolverão câncer de próstata durante sua vida. Esse é um tipo de câncer com elevadas chances de cura quando diagnosticado e tratado em estágios precoces.

No Brasil e Maranhão, as estatísticas confirmam que o câncer de próstata também é o câncer mais frequente entre os homens. Estima-se 68.800 casos novos no Brasil em 2014, com um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens. No Maranhão, estima-se a ocorrência de 910 casos durante todo o ano.

O câncer de pênis representa outro tipo de câncer masculino com estatísticas preocupantes. É um tumor altamente prevenível com medidas simples, como higiene adequada da região íntima e, em geral, é doença bastante rara. Apesar disso, o Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de pênis, que corresponde a 2% de todas as neoplasias em homens. E o Maranhão é um dos estados com a maior incidência de câncer de pênis no Brasil.

PF fará perícia em celular de candidato que recebeu tema de redação do Enem

Brasil
 

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) requisitou perícia no celular de um dos candidatos que supostamente recebeu, antes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o tema da redação por mensagem. A Polícia Federal (PF) no Ceará fará a perícia “com urgência”, segundo a assessoria de imprensa da PF.

Nesta sexta-feira (21), o MPF reuniu-se com procuradores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na quarta-feira (19), a procuradora da República Nilce Rodrigues enviou um ofício requisitando as providências tomadas pela autarquia para apurar a suposta violação. A assessoria do órgão informou que o Inep apresentou, por ofício e também presencialmente, toda a logística de segurança envolvida na elaboração e aplicação do exame.

O MPF agora aguarda o resultado da perícia no aparelho celular e das investigações para decidir os próximos passos. O órgão instaurou, no último dia 14, procedimento para apurar as denúncias feitas por estudantes do estado. Um dos candidatos entrevistados deixou o celular para ser periciado.

Antes de envolver estudantes cearenses, a notícia de suposto de vazamento foi feita por um estudante do Piauí, que procurou a Polícia Federal no estado. A PF no Piauí investiga a suposta fraude. No Ceará, a PF não confirma abertura de inquérito policial e diz que a perícia no aparelho pode ser feita sem esse procedimento.

Em entrevista coletiva na semana passada, o presidente do Inep, Francisco Soares descartou a possibilidade do Enem 2014 ser cancelado. As provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 deste mês. Mais de 6,2 milhões de candidatos participaram do exame em mais de 1,7 mil cidades em todo o país.

Fonte: Agência Brasil

Pablo do Arrocha faz penúltimo show no MA e é sucesso até em enterro

Agenda Cultural
 

O cantor brega Pablo do Arrocha, que encantou os públicos jovem e de idade mais madura, faz seu penúltimo show no Maranhão, amanhã à noite no Cais da Alegria, no Centro Histórico da capital.

No próximo dia 23 ele estará com toda sua sofrência na cidade de Caxias, terra maranhense que abriga uma boa legião de cornos.

Pablo do Arrocha é sucesso em velórios e em enterros. Veja o vídeo abaixo:

Operador do PMDB diz que começou negócio na Petrobrás no governo FHC

Polícia
 

Fernando Baiano, quando se entregou à Polícia Federal, em Curitiba, na última terça

Fernando Baiano, quando se entregou à Polícia Federal, em Curitiba, na última terça

O empresário Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema de propinas e corrupção na Petrobrás, afirmou à Polícia Federal nesta sexta feira, 21, que o doleiro Alberto Youssef – alvo central da Operação Lava Jato – pediu a ele que “fizesse doações para campanhas políticas”.

O doleiro, segundo Fernando Baiano, teria sugerido que “alguma empresa” por ele representada também fizesse doações. O suposto operador do PMDB negou que tivesse repassado valores para Youssef.

Ele negou também que tenha sido operador de “qualquer partido político”. Admitiu que mantém duas contas no paraíso fiscal de Linchenstein, uma em seu nome e outra em nome de sua empresa, Tecnhis Engenharia e Consultoria, ambas as contas “declaradas”.

Fernando Baiano teve prisão decretada pela Justiça Federal no dia 10. Apresentou-se esta semana. Ele declarou que recebeu Youssef no Rio “a pedido” do então diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa. O encontro, segundo Fernando Baiano, ocorreu “logo após a morte do deputado José Janene”.

Líder do PP na Câmara, Janene foi réu do mensalão e morreu em 2010. A PF atribui a Janene o papel de mentor do esquema da Lava Jato, em parceria com Youssef.

A PF suspeita que o reduto de ação de Fernando Baiano na Petrobrás era a Área Internacional, que foi comandada por Nestor Cerveró, personagem emblemático da compra da Refinaria de Pasadena, nos EUA. Fernando Baiano disse que conheceu Cerveró “ainda no governo Fernando Henrique”. Na ocasião, segundo ele, Cerveró era gerente da Petrobrás.

Ele disse que “soube recentemente” que Cerveró foi “indicação política” do PMDB, mas que achava que o ex-diretor de Internacional “sempre fosse vinculado ao PT”. Fernando Baiano disse que “soube que o diretor que assumiu o cargo no lugar de Cerveró era indicação do PMDB”.

Fernando Baiano afirmou que começou a fazer negócios com a Petrobrás ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, em 2001. “Por volta do ano de 2000, ainda durante a gestão Fernando Henrique celebrou um contrato com uma empresa espanhola, de nome Union Fenosa”.Segundo ele a empresa acabou sendo contratada.

Ele disse que o empresário Júlio Camargo, ligado à Toyo Setal Empreendimentos, lhe deve US$ 20 milhões por negócios relacionados a sondas de perfuração. Camargo é um dos delatores da Lava Jato. Ele revelou o esquema de propinas envolvendo o cartel de empreiteiras na Petrobrás.

Segundo Fernando Baiano, Júlio Camargo só pagou R$ 3 milhões e o “enrolou”.

Fonte: Blog do Fausto Macedo, O Estadão

Lava Jato está de olho no esquema de corrupção no setor elétrico comandado por Lobão

Política
 

lA Operação Lava a Jato, da Polícia Federal, voltou de vez os olhos para a investigação de supostos esquemas de corrupção nas estatais do setor elétrico do país, controladas pelo Senador Sarney por intermédio do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

A mira da operação Lava Jato pode revelar uma nova faceta do escândalo: o “Eletrolão” . De acordo com levantamento do site Contas Abertas, as empresas envolvidas no esquema de corrupção são responsáveis por pelo menos dez obras do setor de energia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Os dez empreendimentos estão localizados nas regiões Norte e Nordeste, em estados como Piauí, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Rondônia, Pará e Tocantins. Oito obras são referentes a usinas hidrelétricas e duas a aproveitamentos hidrelétricos. O Ministério de Minas e Energia faz o acompanhamento do andamento das iniciativas.

A Polícia Federal passou a ter atenção maior ao setor elétrico após a citação da usina hidrelétrica de Jirau em documentos do doleiro Alberto Youssef. A PF encontrou em poder de Youssef uma planilha com o título “Demonstrativo de Resultado – Obra Jirau”, com a contabilidade da Camargo Corrêa na obra da hidrelétrica no Rio Madeira, em Rondônia, com financiamento de R$ 7,2 bilhões do BNDES.

O Ministério Público Federal está na cola das empreiteiras acusadas de pagar propinas a políticos na Petrobras, que também teriam tentáculos em obras públicas do setor elétrico, com especial atenção para a a UTC/Constran, de Ricardo Pessoa, sócio de Youssef, que teria ordenado ao doleiro o pagamento de propina à governadora Roseana Sarney.

A descoberta da planilha da Hidrelétrica de Jirau vai servir de base a investigações da Polícia Federal sobre a atuação do chamado “clube” de empreiteiras no setor elétrico. Segundo a Polícia Federal e o Ministério Público, “clube” era como as empreiteiras que participavam do esquema se organizavam para distribuir contratos e obras entre elas, segundo as investigações da Lava Jato.

Na imprensa, o esquema de desvio de recursos do setor elétrico está sendo chamado de “Eletrolão”, em alusão ao “Petrolão”.

Do Blog de Lígia Teixeira, Com informações do G1, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo e Site Contas Abertas

Falso padre preso com drogas não pertencia à igreja, diz Bispo

Brasil
 

O Bispo Diocesano de Jaboatão dos Guararapes, Dom Geraldo Magela encaminhou nota de esclarecimento ao Blog do Luis Cardoso, informando que o padre denunciado e preso com 170 kg de maconha prensada no Pernambuco, já havia sido afastado da igreja citada na matéria publicada aqui.

Abaixo a Nota de Esclarecimento

A Diocese de Jaboatão dos Guararapes, da Igreja Católica Apostólica Brasileira, na pessoa do seu Bispo Dom Geraldo Magela, vem esclarecer que o Sr Mário Roberto Gomes de Arruda, não pertence ao clero da Santa Igreja.

O referido padre ingressou na Igreja apresentando informações falsas, quando descoberto os fatos e sua conduta não condizente com uma postura de padre, foi afastado da Igreja através do Decreto n° 001/2014, em 20 de maio de 2014.

Por não aceitar o afastamento e desocupação do casa paroquial, do templo e dos imóveis, foi movida uma ação de despejo contra o Sr Mário Roberto, através do processo n° 6753.91.2014.817.0370.

Dom Geraldo Magela dos Nascimento – Bispo Diocesano de Jaboatão dos Guararapes da ICAB.

Suposto traficante acusado de espancar mulher a pauladas em vídeo é preso no Rio

Polícia
 

Policiais do Rio de Janeiro, prenderam um suposto traficante na comunidade do Joquéi, em São Gonçalo, na região metropolitana.

O agressor, identificado como ‘Sombra’, espanca uma mulher a pauladas em um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais.

Um menor de 15 anos, detido por porte de drogas, que também teria participado do vídeo foi apreendido e confessou que estava presente no local da agressão.

A mulher que aparece no vídeo ainda não foi localizada. O motivo da tortura teria sido uma fofoca sobre um menor traficante.

O vídeo divulgado nas redes sociais, que você vai ver abaixo, é apenas um recorte. No original, o homem raspa os cabelos da mulher e começar a sessão de espancamento com ela sentada em um banco.

Hospital do Câncer não tem gerador e pacientes sofrem com falta de energia

Maranhão
 

Desde as 8 hs da manhã desta sexta-feira (21) que o Hospital do Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho (Geral), localizado na Madre Deus em São Luís, está sem energia elétrica. De a acordo com a Cemar, os serviços só serão restabelecidos às 15 hs.

Enquanto isso, pacientes e pessoas que dependem de consultas e atendimento no hospital, além dos internados, sofrem com a falta de energia. As consultas agendadas tiveram que ser transferidas para este sábado.

E aqueles que vieram de localidades distantes para serem atendidos no hospital com certeza não têm lugar pra ficar.

No local todos vivem um verdadeiro sufoco. Imaginem como está a situação dos pacientes que estão na UTI e dependem de aparelhos para sobreviver. Isso é um absurdo!

É inadmissível aceitar que um hospital como este, de alta complexidade, onde foram gastos milhões em sua reforma, não tenha um gerador para atender a demanda nessas situações de emergência. Lamentável!

Mudanças na equipe de Holandinha…

Política
 

Lula Fylho e Guilherme Marques, agora secretários de Governo e de Turismo, respectivamente

Lula Fylho e Guilherme Marques, agora secretários de Governo e de Turismo, respectivamente

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, comunicou agora há pouco, na sua página pessoal no Twitter, algumas mudanças em sua equipe de governo.

Após o pedido de demissão de Rodrigo Marques, o administrador Lula Fylho, pós-graduado em Didática e em Gestão de Pessoas e mestrando em Administração, deixa a Secretaria Municipal de Turismo e assume a Secretaria de Governo.

O desligamento de Rodrigo foi justificado através de nota já divulgada. (Reveja)

Com a mudança repentina, o secretário adjunto de Turismo, Guilherme Marques assume a pasta. Ele é formado em Administração e também é ex-presidente da Abav-MA e conselheiro da Abav Nacional.

Quem assume a Secretaria Adjunta de Turismo é Guilherme Júnior. Ele é graduado em Administração e Marketing. MBA em Desenvolvimento e Gestão com Pessoas, consultor empresarial

Confirmado! Cel. Alves será o novo Comandante Geral da PMMA

Polícia
 

Cel. Alves assumirá o Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão

Cel. Alves assumirá o Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão

Informações extra-oficiais que chegaram ao Blog do Luis Cardoso, confirmam, que após reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira(21) na Secretaria de Segurança Pública do Estado, concluída há pouco, foi definido o novo Comandante e Sub-comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão.

Quem estará no comando a partir de janeiro de 2015 é o Cel. Marco Antônio Alves, atual comandante do policiamento Metropolitano – CPAM I.

Oficial de carreira, Cel. Alves comandou o 1º BPM (S.Luís), 3º BPM (Imperatriz), 4º BPM (Balsas), e em seguida convidado a assumir a Inteligência da PM.

Cel. Sá será o Sub-comandante da PMMA

Cel. Sá será o Sub-comandante da PMMA

Quem ocupará o Sub-comando é o Cel. Raimundo Nonato Sá, atualmente à frente do CPAM 2 na região metropolitana de São Luís.

Cel. Sá também  foi comandante do 8º BPM e do Btalhão de Choque, tropa especial da Polícia Militar.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão será o Cel Célio Roberto Pinto de Araújo.

Outros nomes anunciados

O Major PM Everaldo Santana será o Chefe da Casa Militar do Governo do Estado.

Já a Delegacia Geral de Polícia Civil será comandada pelo delegado Augusto Barros Neto, atual secretário-adjunto da SSP.

Em carta aberta, Rodrigo Marques pede demissão da Secretaria de Governo de SL

Política
 

Em carta aberta encaminhada ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) , o secretário de Governo da Prefeitura Municipal, Rodrigo Marques, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (21).

Depois de admitir as dificuldades encontradas desde o início da gestão complicada de Holanda, Rodrigo justifica o seu afastamento pelo ‘retorno inadiável a iniciativa privada’.

Este é é o quinto secretário da Prefeitura de São Luís que abandona o cargo. Quem deve o substituir é o atual secretário de Turismo de São Luís, Lula Fylho, mas nada foi oficializado.

Veja a nota encaminhada pelo ex-secretário na íntegra abaixo.

Senhor Prefeito:

Dirijo-me a Vossa Excelência para solicitar o meu afastamento, nesta data, do cargo de Secretário de Governo da Prefeitura de São Luís.

Neste cargo, desde o primeiro momento dediquei minha vida, dei o melhor de mim e trabalhei incansavelmente em prol da realização de nosso sonho: uma São Luís mais justa, próspera e humana.

E, a despeito das condições adversas em todos os sentidos/esferas quando Vossa Excelência assumiu o mandato – crise financeira e institucional, dívidas impagáveis, caos administrativo e oposição implacável -, tenho orgulho de haver colaborado para evitar que o município de São Luís sucumbisse diante de tantas urgências, calamidades e demandas historicamente represadas, mas principalmente por ajudar na construção de um novo cenário no qual a nossa querida cidade fosse orientada para a equidade e o desenvolvimento econômico e social. Dias e meses árduos que, sob o seu comando, enfrentamos com muita coragem e tomamos decisões difíceis.

Foi com essa postura que ajudei Vossa Excelência e a equipe de secretários a formatar e implementar o programa ‘AVANÇA SÃO LUÍS’, conjunto inédito e histórico de diretrizes, metas, programas, projetos e investimentos para modernizar a nossa querida cidade a médio e longo prazos.

E, nesses dois primeiros anos, num cenário de profunda crise financeira, sob a sua obstinada liderança, trabalhei incessantemente – em parceria com os secretários e secretárias (a quem envio um grande abraço de gratidão e reconhecimento) – em prol das entregas e resultados mais relevantes da sua gestão. Nesse período, Vossa Excelência viabilizou e iniciou inúmeros projetos estruturantes, os quais me sinto muito honrado em ter colaborado ativamente, que irão melhorar de forma significativa os indicadores sociais da nossa cidade. Entre eles, destaco:

Construção e reforma de novos hospitais, reforma e construção de postos de saúde, ampliação do Samu, humanização e melhoria do atendimento nos Socorrões, construção de novas escolas e creches, implantação da escola em tempo integral, reforma dos terminais de ônibus, obras de intervenções no trânsito, implantação das faixas exclusivas de ônibus, entrega de milhares de títulos de propriedades, construção de milhares de unidades habitacionais, obras de

pavimentação e drenagem de vias, construção de canais e obras de saneamento, reformas de Mercados, revitalização de praças, retomada e aceleração das obras do projeto Bacia do Bacanga, formatação do plano de longo prazo ‘São Luís 2033’, revisão do Plano Diretor e tantos outros.

Reconheço o papel positivo do parlamento municipal que compreendeu o momento delicado da administração municipal e de forma republicana apoiou o executivo nos momentos mais difíceis.

Sobrevivemos a uma tempestade perfeita. As sementes foram plantadas. E, assim como em Eclesiastes – “Há tempo de plantar, há tempo de colher” -, a nossa cidade verá a consolidação do ‘AVANÇA SÃO LUÍS’ e suas respectivas conquistas no biênio 2015/2016. Alegro-me bastante de ter ajudado Vossa Excelência e a sua equipe em consolidar as bases e os projetos que viabilizarão seus compromissos tão caros à população como o Hospital Dr. Jackson Lago, a licitação de transportes, a implantação do bilhete único e a construção do primeiro corredor de transportes de São Luís, que certamente será a maior obra de infraestrutura da história da nossa cidade.

Não tenho dúvida, portanto, que São Luís vivenciará em primeiro de janeiro de 2015 um momento mais favorável do que aquele que encontramos no início de 2013: as bases estão consolidadas, a modernização da máquina administrativa em curso, uma gestão financeira responsável, o senador Roberto Rocha e a Presidente Dilma empenhados em ajudar a nossa cidade, e principalmente a tão sonhada/esperada parceria com o Governador eleito Flávio Dino muito próxima de se concretizar! Sinto-me extremamente feliz por haver contribuído para alcançar esses resultados.

Mas tudo na vida tem um ciclo, inclusive para iniciar e encerrar uma jornada. É inadiável o meu regresso à iniciativa privada, onde minha empresa familiar desenvolve novas frentes e novos projetos educacionais que exigem a minha presença. O pacto geracional continua, portanto: não deixarei de servir ao nosso povo, pois meu trabalho e energia continuarão voltados para o progresso do nosso estado.

Desta forma, meu Prefeito, de cabeça erguida, mãos limpas e alma leve, posso afirmar a Vossa Excelência que cumpri o meu dever como servidor público e cidadão; e que servi a Vossa Excelência pautado pela lealdade, responsabilidade, compromisso, ética e espírito público, sem ambições pessoais e personalismos, e colocando as instituições e os interesses da nossa cidade em primeiro lugar.

Queria finalizar essa carta lhe agradecendo. Receba a minha admiração pelo grande homem, pai de família e líder político que Vossa Excelência é. Nesse pouco tempo de convivência profissional, aprendi com um homem público notável, preocupado genuinamente com o seu povo, obstinado pelas realizações e exemplo de rigidez no caráter e na generosidade. Mantenha-se firme e forte no leme, que da população de São Luís (e do Maranhão) receberá sim o reconhecimento pelas conquistas alcançadas. Esta é a minha convicção, este é o meu desejo!

Um grande, caloroso e vigoroso abraço do seu amigo, com quem Vossa Excelência deve sempre contar em prol de uma São Luís e um Maranhão melhor para seu povo.

Rodrigo Marques





  • Polls

    Você votaria novamente em Edivaldo Holanda Júnior para prefeito de São Luís?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

  • Contatos

    E-mail: [email protected]
    Telefone: 98 3236-1351
    Celular: 98 8722-6094

    Arquivos

    Posts ordenados por data de publicação.