Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

O conteúdo importa

Política
 

 Por Hélio Schwartsman

SÃO PAULO – Para o PT e parte da esquerda, a mídia é um dos responsáveis pela queda de Dilma Rousseff. No discurso petista, os principais meios de comunicação se uniram às elites conservadoras para derrubar um governo que vinha fazendo reformas de caráter popular.

Tais proposições me parecem frágeis, mas o que pretendo hoje é discutir outra coisa: o poder da imprensa de modificar a realidade. O que subjaz à narrativa petista, afinal, é a ideia de que o governo ia razoavelmente bem, mas que essa percepção foi bloqueada por vontade da mídia.

Não há dúvida de que os meios de comunicação exercem algum tipo de influência. Caso contrário, não valeriam de nada, não seriam procurados por quem tem algo a dizer nem por anunciantes. A questão relevante aqui é se conseguem ir além de refletir o mundo real, moldando até certo ponto as percepções do público, e se tornam capazes de criar realidades ao bel-prazer de seus controladores.

Um autor caro à esquerda, Karl Marx, pensava que não. Num texto de 1842 para o “Rheinische Zeitung”, afirmou que a imprensa livre é tão responsável por alterar as condições do mundo “quanto o telescópio do astrônomo é responsável pela incessante moção do Universo”.

Para sustentar o contrário é preciso supor que as pessoas não passam de fantoches que fazem tudo o que a mídia lhe ordena. Ora, o que os estudos mais modernos sugerem é que somos seres bastante influenciáveis, por fatores às vezes tão improváveis quanto a música que toca ao fundo. O poder dessas interferências, porém, está longe de absoluto. Elas alteram a proporção de pessoas que responde de um jeito ou de outro aos exercícios propostos pelos pesquisadores, mas só raramente levam alguém a fazer aquilo que não quer.

Um bom marqueteiro até pode convencer alguns incautos de que titica de cachorro é uma iguaria culinária. Mas dificilmente vai ficar rico vendendo isso. O conteúdo importa.

Em evento histórico, Maura Jorge conduz “ mar de gente” pelas ruas de Lago da Pedra…

Política
 

 MARCO AURÉLIO D’EÇA

 

Milhares de pessoas participaram do evento de campanha

Milhares de pessoas participaram do evento de campanha

Foi para ficar na história do município de Lago da Pedra a grande demonstração da força popular realizada sexta-feira (26) pela prefeita Maura Jorge , que demonstrou mais uma vez o porquê de ser considerada uma das maiores lideranças do estado.

Ao longo dos últimos sete anos e meio, a ex- deputada comandou o município de Lago da Pedra, e agora está em plena campanha para eleger seu sucessor, Laércio Arruda.

Maura Jorge com seu candidato, Laércio Arruda: força e prestígio

Maura Jorge com seu candidato, Laércio Arruda: força e prestígio

Embora toda campanha política tenha suas dificuldades, a eleição de Laércio Arruda e Rodrigo Neto, é dada como certa, e as imagens estão aí para comprovar.

A aprovação de Maura Jorge é tamanha, que dezenas de milhares de pessoas à acompanharam naquele que já foi considerado o maior evento político já realizado no município, mostrando sua ascendência política, e não restando dúvidas quanto à sua habilidade em gestão e no fazer político.

A movimentação de motoqueiros também marcou o lançamento de campanha

A movimentação de motoqueiros também marcou o lançamento de campanha

Maura divide-se entre as eleições municipais e seu projeto estadual, que vem sendo consolidado e com o fim do processo político, já em outubro, Maura Jorge, deve apresentar ao Maranhão, um projeto inovador em  multiplataforma que promete ir além do obsoleto “ Diálogo” que em nada acrescentou ao nosso estado.

É aguardar e conferir…

Fábio Câmara apresenta propostas para combater a evasão escolar

Política
 

Por Marcelo Minard

Candidato do PMDB também falou sobre integração entre ônibus e bicicleta
Candidato do PMDB também falou sobre integração entre ônibus e bicicleta

O candidato do PMDB à Prefeitura de São Luís, Fábio Câmara-15, foi entrevistado deste sábado (27) do programa Resenha, da TV Difusora, que promove nesta semana série de entrevistas com os prefeituráveis. Durante quase 25 minutos, o peemedebista apresentou as propostas de sua coligação, com destaque para áreas de Saúde, Segurança Pública, Educação e Mobilidade Urbana.

Câmara criticou a situação vivida na Segurança Pública propôs comprar um helicóptero para a Prefeitura de São Luís logo nos dois primeiros anos de gestão. A ação se somaria, segundo ele, à pasta específica de segurança na capital – com garantia de porte de arma a todos os guardas municipais.

— A ação da prefeitura pode ser decisiva para fazer de São Luís uma cidade mais segura. Vencendo a eleição deste ano, pretendo comprar um helicóptero para a Prefeitura de São Luís logo nos dois primeiros anos de gestão para auxiliar a Secretaria Municipal de Segurança. Também pretendemos assinar um convênio com a Polícia Federal para permitir que a Guarda Municipal tenha porte de arma de fogo e os guardas municipais passarão por um treinamento especifico — declarou.

Integração Ônibus e Bicicleta

Fábio Câmara-15 também destacou a integração entre ônibus e bicicleta para São Luís ter ‘um só sistema de transporte’. O candidato disse que essa relação já existe nas grandes metrópoles e pretende implantar na capital maranhense para facilitar a vida de quem deseja pedalar no dia a dia.

— No nosso governo iremos trabalhar pela integração entre ônibus e bicicleta. O ciclista poderá pedalar até o terminal mais próximos e o bilhete que pagará para guardar sua bicicleta nos bicicletários disponíveis nos terminais servirá para pegar o ônibus de graça! — disse.

Agentes de Educação

Outra proposta apresentada por Fábio Câmara-15 foi a implantação do programa ‘Agentes da Educação’ que visa aproximar escola e família. O candidato afirmou que o programa prevê que a escola conte com o auxílio de um técnico e psicólogo irá acompanhar a frequência dos alunos, estabelecer um diálogo com os pais e a comunidade e promover ações para combater um dos principais problemas da educação: a evasão escolar.

— Com esse programa, vamos conseguir fazer um acompanhamento da frequência e da permanência dos alunos na escola, ter uma interação muito mais próxima com as famílias. Ao notar alguma alteração na frequência, o agente poderá buscar as causas do problema, indo, inclusive, até a residência do estudante para consultar o pai ou o responsável. Eles vão atuar dentro da escola nessa integração diária com o aluno e com a família e total interatividade com a gestão escolar e pedagógica — concluiu.

Eliziane lamenta erro ma sua propaganda que desqualificou os militares

Política
 

Nota oficial

A candidata à prefeitura de São Luís  Eliziane Gama (PPS) vem através desta registrar e lamentar o erro gráfico de uma charge veiculada em seu programa de TV que foi exibido no dia 27 de agosto de 2016; que o erro de corte não passou pela coordenação política, mas que foi prontamente resolvido e os responsáveis retirados da campanha.

Assim,  a candidata Eliziane Gama deixa claro que para além da disputa política apoiou, apoia e apoiará a Policia Militar de fato, reitera o profundo respeito que tem pela Polícia Militar do Maranhão, e que tem orgulho do carinho que tem pela categoria e que sempre esteve ao lado dos militares na defesa de melhores condições de trabalho;

que não faz isso apenas em ano eleitoral para “pedir votos”;

que esteve presente dando apoio durante as manifestações dos PMs do Maranhão em 2011 e em 2014 na ocupação da Assembleia Legislativa estadual; que sempre deixou sua tribuna à disposição da categoria militar; que sempre usou o gabinete da então deputada estadual para seus pleitos;

e que agora, como deputada federal, defendeu com contundência a PEC 300 mostrando com fatos reais e concretos o seu total e irrestrito apoio aos militares e a caserna.

Assim,  a candidata Eliziane Gama deixa claro que para além da disputa política apoiou, apoia e apoiará a Policia Militar de fato, com ações e projetos sempre ao lado da categoria nas lutas como sempre fez.

São Luís, 27 de agosto de 2016.

Coordenação Geral da Campanha Eliziane 23

Nota da redação

A deputada, apesar dos pedido de desculpas, deixou que a mesma propaganda saísse na mesma manhã depois da lamentação.

Conforme pesquisa, Edivaldo Holanda caminha para ganhar no primeiro turno

Política
 

Pesquisa realizada pelo instituto DataM entre os dias 25 a 27 deste, ouvindo 1.000 pessoas, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior se aproxima para liquidar a eleição no primeiro turno. De acordo com os números levantados, ele teria 42,5% dos votos válidos, contra 25,0% dados para Eliziane Gama e 18,2% para Wellington do Curso. Veja o cenário abaixo dos votos válidos:
Pesquisa-VOTOS-VALIDOS-DataM

Em outro cenário da pesquisa estimulada, o atual prefeito tem 14% de vantagens em relação ao segundo colocado, conforme o gráfico abaixo:

pesquisa1

Já no cenário da pesquisa espontânea, Edivaldo Holanda aparece com  21,7%, seguido de Eliziane com 7% e Wellington com 6,1%.

A pesquisa DataM foi contratada pelo Sinduscom e TV Difusora, e registrada no dia 22 de agosto, sob o protocolo MA-02635/2016. . O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é 3,1% para mais ou para menos.

Confira a agenda dos candidatos a prefeito para este domingo

Política
 

Edivaldo Holanda Júnior- Prefeito e candidato a reeleição (PDT)

28/08 (DOMINGO)

CARREATA DO CENTRO À FIALHO – 9h

Concentração: às 8h na Praça Maria Aragão.

 

Fábio Câmara- PMDB 

MANHÃ

Hora: 9h30

Gravação de programa eleitoral para a TV.

 

TARDE Hora: 12h00  

Almoço com feirantes da Cidade Olímpica.

 Hora: 15h00 -Reunião com membros da Igreja Batista na Vila Samara.

NOITE- Hora: 19h00  

Reunião com lideranças no Residencial Magnólia.

ROSE SALES – PMB

28/08/16 (domingo):

Manhã:

– Corpo a corpo Tudo Rose no São Raimundo

Tarde:

– Corpo a corpo Tudo Rose no São Raimundo

Noite:

– Sessão de Estudos com Assessoria Técnica

Dr. Ricardo deve ser eleito o próximo prefeito de Fortaleza dos Nogueiras

Política
 

A população de Fortaleza dos Nogueiras abraçou a candidatura do DR.Ricardo em apoio a sua eleição no próximo dia 2 de outubro. O candidato tem se mostrado entusiasmado com o carinho que tem recebido do povo e com isso tem andado de mãos dadas com todos os cidadãos em prol do seu projeto.

Para DR. Ricardo essa é a oportunidade para atender os desejos do povo que é ver uma cidade melhor.

Pesquisa realizada pelo Instituto EQUATORIAL Pesquisa Eleitoral no município de Fortaleza dos Nogueiras avaliou as intenções de voto dos eleitores para as eleições deste ano.

Foram entrevistados 400 eleitores nos dias 23 e 24 de agosto de 2016, na ZONA URBANA e RURAL, a pesquisa está registrada sob o número MA-006/28/2016.

Quando questionados em quem pretendiam votar para prefeito, 52,25% disseram votar em Dr. Ricardo (PTdoB), 39,25% em Aleandro Passarinho (PDT). Nenhum 1% e Não Sabe 7,50%.

ppp

Deputado Weverton apresenta projeto de lei que regulamenta doação por financiamento coletivo.

Política
 

Para o parlamentar a proposta representa um importante avanço na política brasileira

O financiamento das atividades político partidárias através de doações de eleitores, pessoas físicas, usando sites eletrônicos, fazem parte do Financiamento Coletivo Eletrônico – Crowdfunding, modalidade que o deputado federal Weverton Rocha (PDT) quer regulamentar. Para tanto, apresentou o projeto de Lei 6022/2016.

çççPela proposta do deputado Weverton, a doação de eleitores para a atividade político partidária poderá ser feita através de sistema eletrônico devidamente registrado na Justiça Eleitoral. Além disso, os sites eletrônicos de doação poderão receber doações através de transferência bancária, cartão de crédito ou débito da mesma titularidade do CPF doador. O texto garante ainda que as Plataformas de Financiamento Coletivo podem ser desenvolvidas pelos Partidos ou contratadas no mercado.

O parlamentar maranhense explica que a matéria visa democratizar o financiamento dos partidos para que haja maior participação democrática da sociedade.

“A democracia participativa melhora a vida das pessoas. Todavia, é importante trabalhar na modernização desse processo para que alcancemos as conquistas sociais. Não basta só incentivar a participação no processo político partidário. Temos que criar uma cultura de envolvimento nas questões políticas, em especial, para as gerações mais afinadas com o uso da tecnologia digital e as facilidades que esta apresenta de promoção e realização de projetos”, pontuou Weverton.

Saiba mais:

O Crowdfunding ou financiamento coletivo (uma espécie de “vaquinha virtual”), além de ser uma modalidade de investimento em negócios ou ideias, serve também para facilitar o financiamento privado de campanhas eleitorais. O mecanismo

funciona da seguinte maneira: muitas pessoas juntas (crowd), financiando (funding) algo que é de interesse comum. O modelo é usado atualmente nos Estados Unidos e Europa.

Um caso de sucesso claro que prova o Crowdfunding como instrumento útil para substituir o financiamento empresarial de campanhas e envolver a população no processo político, foi a campanha de Bernie Sanders, nos Estados Unidos, nas eleições deste ano. Mais de 2,4 milhões de doadores contribuíram para a campanha, ultrapassando a lendária campanha de Obama em 2008, quando o atual presidente dos EUA conseguiu a marca de 1 milhão de doações online de indivíduos.

Irene intensifica campanha em Presidente Dutra

Política
 

Faltando 36 dias para as eleições municipais, o cenário em Presidente Dutra se embolou com a entrada firme da candidata Irene Soares. O prefeito Juran Carvalho (PV) vinha liderando com folga, mas com a confirmação em definitivo da candidatura de Irene, o quadro se alterou.

Irene Soares durante visita é aclamada pelo povo

Candida a prefeita e ex-prefeita Irene Soares durante visita é aclamada pelo povo

Prefeita eleita por duas vezes, a mulher guerreira é responsável pelo maior elenco de obras implantadas naquela cidade. E agora quer voltar para ajudar a retomar o desenvolvimento de Presidente Dutra.

Nos últimos dias ela tem ido de casa em casa e sendo bem recepcionada por onde passa. Prova disso são as caminhadas que tem feito pelas ruas da cidade.

Enquanto isso, o prefeito Juran permanece trancado ou quando não fica fora da cidade.

2016-08-27-PHOTO-00000352

Milhares de pessoas vão as ruas aclamar pela volta da guerreira

 

Brenno Gomes apresenta projeto para humanização nas Unidades de Atenção Básica

Política
 

As Unidades de Atenção Básica precisam com urgência de diversas melhorias estruturais e ampliação de seu quadro de funcionários. Além disso, nossa proposta é lutar para que a Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS) seja colocada em prática na nossa cidade.

2016-08-27-PHOTO-00000340

Várias experiências no Brasil, demonstraram um aumento do acesso aos serviços de saúde e de uma qualidade maior no atendimento. Os espaços humanizados favorecem um encontro produtivo entre os profissionais de saúde e população usuária desses serviços. Na Câmara de Vereadores, seguiremos firmes, em prol de melhorar a qualidade de vida para as comunidades.

#FechadoComBrenno #19999

2016-08-27-PHOTO-00000339

2016-08-27-PHOTO-00000338

Wellington 11 apresenta propostas para mudar São Luís em entrevista na TV Difusora

Política
 
Candidato disse que governará com planejamento, comprometimento social e falando a verdade para o povo. Desta forma, segundo ele, será possível retirar a capital da situação de calamidade que se encontra hoje.

Considerado um dos deputados estaduais mais atuantes do Maranhão, o candidato a prefeito Wellington 11 (PP), da coligação “Por Amor a São Luís”, apresentou nesta sexta-feira (26), durante entrevista ao vivo ao programa Na Hora D, na TV Difusora, propostas concretas que podem retirar a capital maranhense da situação de caos.

prefeito-wellington-11-na-hora-d-jeisael-marx-2Wellington abordou, principalmente, áreas que, hoje, figuram como reivindicações prioritárias dos ludovicenses – tais como saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública – e sobre as quais a atual gestão municipal pouco ou nada fez. 

Ele explicou que o seu Plano de Governo foi construído juntamente com a sociedade, por meio dos projetos Conversando com a Comunidade e Ouvindo São Luís, promovidos durante a pré-campanha. Nele, constam ações, de curto e médio prazo, pensadas obedecendo critérios de desenvolvimento estratégico e econômico; comprometimento social; e sustentabilidade.

“Na área da saúde, iremos reestruturar a rede municipal, ampliá-la, integra-la utilizando as novas tecnologias. Tudo isso com foco na atenção básica. A construção de um Hospital Metropolitano é viável e iremos mostrar com base em estudos técnicos qualificados”, disse.

No setor da mobilidade urbana, o candidato destacou a construção de novas vias interligando os bairros; construção de passarelas; implantação de rotas alternativas ligando as grandes avenidas aos bairros; instalação de ciclovias. Essas e outras ações estarão contempladas em um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, ferramenta que nunca foi implantada em São Luís. 

Mesmo não sendo competência constitucional do município, Wellington garantiu que, como prefeito, trabalhará medidas que irão contribuir com o setor da segurança pública, dentre elas o aumento do efetivo da guarda municipal. “Não serei um gestor omisso. Iremos fazer nossa parte e buscar mais apoio dos governos do estado e federal no sentido de ofereceremos maior segurança à população”.

Wellington voltou a destacar a sua trajetória de vida pautada na verdade, amor para com o próximo e empreendedorismo.

De acordo com ele, São Luís vive o atual estado de calamidade devido a inoperância, a falta de planejamento do atual prefeito que, em 2012, elegeu-se vendendo promessas mirabolantes, as quais não conseguiu cumprir.

 “O atual prefeito prometeu construir os elevados da Forquilha e do Calhau, só para citar estes exemplos. Não fez porque não se preocupou em desenvolver uma política orçamentária correta que, de fato, pudesse contemplar essas obras. Nossa gestão, a partir de janeiro, será diferente. Administraremos com planejamento, pautados em um plano de governo viável, exequível”, finalizou.

Mulheres de militares se revoltam com propaganda de Eliziane Gama

Política
 

A propaganda de abertura oficial da campanha da deputada federal Eliziane Gama (PPS) cometeu um vacilo que pode render à candidata a prefeita um enorme prejuízo nestas eleições. Simplesmente colocaram uma charge para mostrar que a parlamentar é combativa e os policiais militares foram colocados com pés de bodes ou cavalos. Para muitos, um deboche a comparação.

Captura de Tela 2016-08-27 às 09.38.09

Hoje, a Associação das Esposas de Militares do Maranhão reagiu e repudiou e emitiu uma nota indignada que ainda sobrou para o Cabo Campos, deputado estadual que apoia Eliziane Gama. Abaixo a nota:

“É com indignação que a Associação das Esposas de Militares do Maranhão repudia o vídeo da candidata Eliziane Gama, o qual trás uma charge de enfrentamento contra a polícia, charge esta muito forte. Entre outras coisas, mostra que os pés dos policiais são de bode, como se fossem demônios ou ‘animais’. Candidata essa apoiada por aquele que se diz representante da categoria deputado Cabo Campos”.

A largada inicial da campanha não tem produzido bons resultados para a deputada. Dois dias antes, ela na sua página social perguntou qual o maior problema da cidade. Foi o suficiente para que dezenas de internautas reagissem e criticassem a parlamentar.

Ora, ela tá no seu terceiro mandato de deputada e foi a mais votada na última eleição em São Luís e tem ao seu lado o ex-prefeito João Castelo. Então como não sabe qual o maior problema que a capital enfrenta?





  • Enquetes

  • Contatos

    E-mail: [email protected]
    Telefone: 98 3236-1351
    Celular: 98 8722-6094

    Arquivos

    Posts ordenados por data de publicação.