Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

O jogo da pesquisa para favorecer ou desmerecer candidatos em São Luís

Política
 

Em todas as pesquisas realizadas até agora, os três principais candidatos estão embolados, tecnicamente empatados. Foi assim com os resultados da Escutec, Econométrica, Prever e as de consumo interno do governo do estado (Exata) e da prefeitura de São Luis (DataM). Porém, o blog tomou conhecimento desde o início desta semana que amanhã aparecerão números bem diferentes. Uma lasqueira geral.

Os números de amanhã, como fui informado, trarão o prefeito Edivaldo Holanda Júnior como se tivesse crescido 5% a mais do ultimo resultado da Prever, deixando Eliziane Gama no mesmo patamar das três ultimas pesquisas e, uma surpresa, encolhendo Wellington do Curso, o único que vem crescendo, a exemplo de Holandinha.

Que o prefeito lidera as pesquisas e deu saltos altos, ninguém duvida. Afinal, nos últimos três meses, o volume de obras entregues nos bairros, notadamente os mais carentes, aumentou, assim como triplicou o bom uso da mídia, tanto dos partidos políticos quanto o da gestão. Até aqui tudo bem, tudo bacana.

Mas daí querer encolher o terceiro colocado sem que nenhum acidente de percurso tenha acontecido ou uma falha grave que a população não tomou conhecimento, aí é exagero. Mas vamos aguardar os números de amanhã.

Contas irregulares tornam ex-prefeito de São Bento inelegível

Política
 

Sem título

O tribunal de Contas do Estado do Maranhão, no primeiro julgamento das contas do ex-prefeito de São Bento, Luis Gonzaga Barros, decidiu reduzir o valor da multa aplicada a ele e também à esposa Arcângela Moreira, mas no final, em parecer assinado pelo conselheiro Edmar Cutrim, a dupla foi condenada por irregularidade nas conta da Saúde durante o ano de 2009.

Com contas julgadas irregulares, dificilmente o ex-prefeito Luzinho, como é mais conhecido, poderá se candidatar por se tratar de ficha suja.

Recentemente ele foi preso pela Polícia Federal por participação em esquema fraudulento contra a Previdência.

Abaixo o julgamento das contas irregulares:

2016-07-29-PHOTO-00002601

2016-07-29-PHOTO-00002602

2016-07-29-PHOTO-00002600

Em direito de resposta, prefeita de Araioses se defende e acusa a Caema

Política
 
Prezado Sr. Luis Cardoso, mais uma vez estou aqui usando do direito de resposta para contribuir com o leitor na interpretação de matéria feita por você
Vamos aos pontos que destacarei – não para responder ao que você escreveu ou para demovê-lo das suas verdades, mas para de modo respeitoso levar ao conhecimento do leitor a outra face da moeda:
1 – acredito que você não conhece a cidade de Araioses. Estamos falando de um município com 78 anos de emancipação e com mais de 70 (setenta) povoados que em sua maioria, em torno de 49, não tinha acesso a água encanada. Pois bem, em menos de 3 anos, na minha gestão, foi colocada água encanada em 36 povoados;
2 – o problema da água relatado por você não é responsabilidade do município, existe um órgão chamado CAEMA, imagino que o Sr. tenha conhecimento, que detêm o sistema de água e esgoto de Araioses – assim como a maior parte das cidades do Maranhã. Esse é o órgão concessionário de pagamentos do cidadão Araiosensse, de responsabilidade do Governo do Estado, e neste caso, seja o povoado de Carnaubeiras, seja a sede, existe uma responsabilidade direta que não sei por qual motivo o Sr. reporta a minha pessoa e deixa de fora o ente público de maior relevância e responsabilização quanto ao assunto objeto da sua matéria;
3 – caso o Sr. também não tenha sido informado, ou o seu conhecimento da realidade de Araioses não lhe permita alcançar, um dos componentes do baixo IDH de Araioses é exatamente a variável água e esgoto e pasme, Sr. Luis Cardoso, em um município com 78 anos de emancipação, fico aqui me perguntando aonde o Sr. estava nos anos anteriores à minha gestão e por qual motivo, ao reportar a mim uma responsabilidade que não tenho, o Sr. esquece de mencionar que mesmo não sendo minha responsabilidade, em menos de 3 anos busquei cumprir minha promessa de campanha: levar água a tantos povoados que dela necessitavam e cuja capacidade produtiva e de sobrevivência estavam fortemente impactados por falta de um bem tão precioso;
4 – sobre eu viajar com a minha família, apesar de não ter que lhe dar satisfação específica quanto a este assunto, o Sr. coloca fotos minhas no Rio de Janeiro e em Gramado. A pergunta que deixo aqui para o Sr. é: aonde está informando ser proibido que uma jovem como eu, que sempre viajei com a minha família, antes mesmo de ser Prefeita, agora não posso mais tirar uma semana de férias e viajar? Outra coisa: não teria eu condições para pagar uma viagem dentro do Brasil, para destinos que tanta gente (imagino que até mesmo o Sr. ou algum familiar seu), já deve ter ido? Mais um adendo sore o seu texto: pesquise minha vida antes de eu ser Prefeita. Eu já vivia antes do salário que recebo como Prefeita. As fotos que o Sr. postou não são ostentação, são uma manifestação natural de todo e qualquer jovem da atualidade. Ou será também que em se tratando da minha pessoa é algo pernicioso? Imoral? Ilegal?
5 – quanto à foto do Felipe, pessoa com cédulas na mão, que dão um total de mil reais, é um servidor público da Secretaria de Saúde, não é meu assessor como o Sr. afirma, mas sim, funcionário do município e entendo que ele pode fazer o que quiser do salário que recebe. Não posso ser culpada ou condenada pela atitude de terceiros – acredito que nem mesmo o Sr. com seus filhos, sua família de um modo geral ou pessoas que trabalhem com o Sr. devam ser objeto de julgamento por atitudes de terceiros, alheios à sua vontade ou orientação ou aos nossos valores.
Posto isso, tenho a mais absoluta certeza que o leitor fará sua análise de modo justo e ao contrário do Sr. ou de algum apaixonado por ideologias políticas ou politiqueiro de plantão, haverá de avaliar o que fiz no quesito água para as famílias de Araioses como algo positivo e não criticar sem conhecimento de causa.
Agradeço desde já a postagem desta resposta no prazo máximo de 24h.

Valéria Cristina Pimentel Leal

Enquanto a prefeita de Araioses ostenta com a família, população não tem sequer água para beber

Política
 

A situação em que vive o povo da cidade de Araioses não é nada favorável. Por lá, a população não tem acesso nem a água potável, assim ocorre no povoado Carnaubeiras.

valeria e manin

Valéria e seu pai

A prefeita Valéria do Manim e seus familiares ostentam dias fáceis nas redes sociais, enquanto o povo do segundo maior povoado do municipio não tem água em suas residências nem para beber.

Depois que assumiu a administração de Araioses, o primeiro passo da prefeta foi abandonar os moradores, principalmente os do povoado Carnaubeiras. A única caixa d’água do municipio que fornecia água potável para a população, hoje encontra-se suja, cheia de bicho e sem manutenção há mais ou menos três anos e meio.

Em 2012, durante a campanha eleitoral, Valeria do Manim subia nos palanques e dizia que o problema da falta d’água seria prioridade no seu governo e que logo o caos seria resolvido. Passado quatro anos, a calamidade só piorou.

Vários povoados não possuem abastecimento de água. Na sede do município, a água que chega nas torneiras da população é salgada, imprópria para beber, cozinhar e até para tomar banho. Inclusive várias crianças já adquiriram doenças por conta da contaminação existente.

Não bastasse a revolta do povo que se sente abandonado, a prefeita volta novamente às casas dos eleitores para pedir votos com novas promessas e claro bastante dinheiro no bolso na tentativa de comprar o povo.

Carnaubeiras 1

povoado Carnaubeiras não possui água potável

povoado Carnaubeiras não possui água potável

Filipe, assessor da prefeita ostenta dinheiro

Filipe, assessor da prefeita ostenta dinheiro

prefeita Valéria e família no Rio

prefeita Valéria e família no Rio

Prefeita Valéria em Gramado

Prefeita Valéria em Gramado

Jovem que levou duas mulheres pro motel e caiu de tiros veio a óbito

Política
 

Foi confirmado ainda a pouco o falecimento do jovem Washigton Luís Cantanhede Santos Filho de 20 anos. Ele é filho de um policial militar da capital, e no final da tarde de hoje foi para o motel Aquarium que fica localizado no Turu, onde na ocasião efetuou quatro disparos dentro de um dos quartos sendo um contra sua cabeça.

29_bigAinda não se sabe de fato o que ocorreu nas dependências do motel, as mulheres falaram que ele se identificou como PM. O tiro atingiu a orelha esquerda do jovem que ainda foi socorrido mas faleceu ainda pouco no Socorrão I.

A vítima era morador do Maiobão em Paço do Lumiar. O caso deverá ser investigado pela delegacia de homicídios da capital.

Filho de PM acompanhado de duas mulheres, tenta suicídio dentro do motel Aquarium

Política
 

Uma tentativa de suicídio foi registrada ainda pouco no motel Aquarium que fica localizado na Avenida General Artur Carvalho, no Turu. De acordo com informações, o homem chegou ao local acompanhado de duas mulheres e estava armado.

29_bigMinutos depois após a permanência dos três, o homem disparou quatro tiros dentro do quarto, sendo um contra a cabeça mas que acabou atingido a orelha esquerda.

A gritaria e o corre-corre dentro do motel foi geral e até o momento não há informações do que possa ter motivado a atitude do homem.

Vários curiosos se aglomeraram no local devido a quantidade de viaturas e ambulâncias. A vítima foi socorrida e identificada como Washigton Luis Cantanhede Santos Filho, nascido em 10 de fevereiro de 1996, tendo então 20 anos de idade. Ele é morador do bairro Maiobão em Paço do Lumiar e teria dito as acompanhantes que era policial militar no intuito de impressioná-las.

Ele foi encaminhado para o Hospital Socorrão I.

Zé Inácio acompanha assinatura de Projetos que irão beneficiar 30 municípios

Política
 

O deputado Zé Inácio participou na manhã desta quarta-feira da assinatura de ordens de fornecimento de equipamentos agrícolas ao Projeto Salangô II e os projetos ligados às cadeias produtivas do Programa Mais Produção, Água para Todos e demais iniciativas ligadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

IMG-20160728-WA007130 municípios serão beneficiados com caminhões de resfriamento para leite, kits de irrigação, trilhadeiras, sistemas coletivos de abastecimento de água e outras iniciativas voltadas para o aumento da produção do estado. Além disso, foram assinadas ainda ordens de serviço relacionadas à retomada do Projeto Salangô, cuja reativação beneficiará cerca de 457 famílias de agricultores.

Na ocasião também foram assinadas ordens de serviços para construção de poços simplificados pelo programa ‘Água para todos’, que beneficiará 27 povoados que não tinham abastecimento de água.

O deputado classificou a ação como de extrema importância para o desenvolvimento do Estado.
“Esses programas irão beneficiar centenas de pessoas, permitindo a elas condições de realizar suas atividades e produzirem com qualidade, além de gerar emprego e renda para os municípios beneficiados.”, declarou Zé Inácio.

Bomba vai estourar em Jenipapo dos Vieiras, onde a família do prefeito tem 80 mil cabeças de gado

Política
 

Uma bomba deve cair e estourar no município de Jenipapo dos Vieiras, que é administrado pela família Albuquerque dos Brabos, como são mais conhecidos. Além do nepotismo descarado, contratos de fornecimento de combustível, máquinas pesadas, medicamentos, alimentos, casas alugadas, merenda escolar, feitos só com familiares do prefeito Gustavo Albuquerque (foto), começaram a ser investigados o patrimônio pessoal da família, que incluem dezenas de fazendas na região, com 80 mil cabeças de gado, perdendo apenas para Lulinha (filho do ex-presidente da República, Lula da Silva) que tem quase 150 mil só no Pará.

fff

prefeito de Jenipapo

O pior é que o patrimônio dos Albuquerque evoluiu demais com as suspeitas de que foram utilizados recursos desviados do poder público, o que despertou a curiosidade de uma investigação federal. O mais interessante é que Jenipapo dos Vieiras é hoje um dos municípios mais pobres do Maranhão.

Por causa do vasto patrimônio e a sonegação constante, a Receita Federal também entrou na operação. A família é dona da maioria das terras de Jenipapo dos Vieiras e adquiriu terras também em Itaipava do Grajaú, Lagoa Grande e Barra do Corda.

Fora isso, tem até gado nas terras indígenas, como na reserva Cana Brava. As investigações estão avançadas e a bomba vai explodir em Jenipapo dos Vieiras.

Aguardem!

Justiça não acata pedido de Eliziane Gama para a retirada do blog do ar e mais indenizações

Política
 

A deputada federal e pré-candidata à prefeitura de São Luís, Eliziane Gama (PPS), entrou com uma ação na Justiça pedindo a retirada do Blog do Luis Cardoso do ar pelo período de 30 dias, a retirada de uma postagem em que ela achou que teve a moral atingida, indenização alta por danos e mais multa diária de R$ 10 mil em caso de não cumprimento se a Justiça acatasse sua representação. Vejam amigos leitores que a parlamentar é jornalista, mas adora uma censura.

O juiz Hélio de Araújo Carvalho, respondendo pela 12ª Vara Cívil, entendeu que não houve ataque a moral ou honra de Eliziane Gama, mas sim uma denúncia contra a pessoa pública da deputada. Além disso, na postagem o blog citou trecho da investigação da Operação Sermão aos Peixes, que apurou desvios na Saúde estadual, tendo como principal envolvido o ex-secretário Ricardo Murad.

No documento da Polícia Federal aparece o nome de Eliziane Gama recebendo dinheiro da empresa WLDA S Marques -ME como doação de campanha. O dinheiro chegou aos cofres da empresa pela ICN e Bem Viver, que foram fechadas depois das investigações federais e condenadas a devolver soma alta ao erário, tempos depois a empresa foi contratada pelo gabinete da parlamentar, já tendo levado mais de R$ 90 mil.

Veja abaixo o documento da Polícia Federal:

Abaixo os pedidos na Justiça da deputada jornalista que queria censurar o blog ao ponto de solicitar a retirada do ar por 30 dias ou mais:

AA

doc.10

Abaixo a decisão do magistrado impedindo que a informação fosse retirada do ar, assim como tem feito ministros do Supremo Tribunal Federal que não concordam com a censura à liberdade de expressão e de imprensa:

 

proc. parte1

proc. parte2

 

proc. parte3

proc. parte4

Tragédia! transporte clandestino deixa 3 pessoas mortas e 14 feridas nos Lençóis Maranhenses

Política
 

Uma fatalidade chocou a população da região dos Lençóis Maranhenses na noite desta quinta-feira (28). Um acidente envolvendo um transporte irregular deixou três pessoas mortas e 14 feridas.

pp

A tragédia ocorreu na MA-312 entre as cidades de Tutóia e Água Doce do Maranhão. No momento do acidente, o veículo uma Toyota Bandeirantes passava com os passageiros pelo povoado Frexeirinha quando perdeu o controle no areal capotando por várias vezes.

O tipo do veículo é o mais adequado para o transporte de pessoas na região, porém esse estava em condições fora do padrão exigido que autoriza o transporte de passageiros, além de muito desgastado.

As pessoas envolvidas no acidente faziam parte de um grupo de dança conhecido como “Tupam de Cajazeira-Tutoia” e ficaram bastante feridas e outras estão em estado gravíssimo. A identidade das vítimas fatais não foram reveladas.

Testemunhas informaram que o condutor do veículo estava alcoolizado e dirigia em excesso de velocidade.

IMG-20160729-WA0005

IMG-20160729-WA0013

IMG-20160729-WA0007

Prefeitura anuncia pagamento da primeira parcela do 13º junto com salário mensal dos servidores de Paço do Lumiar para este sábado (30)

Política
 

A Prefeitura de Paço do Lumiar antecipará o pagamento total da primeira parcela do 13º salário de todos os servidores de Paço do Lumiar para este sábado (30). O benefício será depositado na conta do funcionalismo juntamente com os proventos do mês de julho.

A medida foi possível com os ajustes e a priorização dos servidores pela atual gestão. Antes, o repasse da metade do 13º seria feito conforme um calendário que seguia mês a mês, dividido por secretaria ou órgão, com previsão até dia 15 de novembro. Aposentados, pensionistas e trabalhadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já haviam recebido nos meses de junho e julho.

“O pagamento dos servidores é necessidade primordial, mesmo em meio à crise econômica. Fizemos ajustes e cortes, mantendo as contas municipais equilibradas, e vamos quitar a primeira parcela do 13º de todo o funcionalismo municipal, antes do previsto pelo escalonamento que se estendia até novembro”, destacou o secretário de Administração e Finanças, Gean Monteiro.

Gean lembrou ainda que, enquanto muitos municípios estão parcelando ou mesmo atrasando salários, Paço do Lumiar vem mantendo o compromisso com o repasse dos salários dos servidores. “Esse é o diferencial da gestão de Paço do Lumiar, que vem se esforçando em fazer economia para enfrentar a crise e permitir que essa conquista de depositar os primeiros 50% do 13º salário fosse feita antes do fim de julho. Com a medida vamos dar segurança às equipes de trabalho, e assim continuarmos prestando serviços com qualidade à população luminense”, comemorou o secretário.

PSDB de Humberto de Campos aclama vereadora Gardênia Sabóia pré-candidata a prefeita

Política
 

PSDB de Humberto de Campos finaliza sua pré campanha com o Planejar para renovar consolidando suas propostas para plano de governo e aclama a Vereadora Gardênia Sabóia como pré-candidata a prefeita.

imageSérie de seminários teve início em janeiro deste ano. Qualidade e quantidade de propostas serão o norteador para a reconstrução de Humberto de Campos.

Terminou esta semana a sequência de seminários” Planejar para Renovar O cidadão decidindo” em Humberto de Campos. Sob o comando da pré-candidata a prefeita da cidade, Vereadora Gardênia Sabóia (PSDB), os seminários marcaram a primeira etapa de trabalho do grupo político rumo às eleições de 2016.

Membros da Juventude do PSDB, do PSDB Mulher, movimentos sindicais, diversas lideranças políticas e partidos aliados, irão defender o nome de Gardênia para prefeita, assim como membros de movimentos da sociedade civil organizada e até de outros partidos. Neste período centenas de pessoas da sede e dos povoados se mobilizaram participando de forma propositiva nas reuniões discutindo as políticas públicas para a cidade.

“Foi um trabalho planejado com a aplicação de metas e cobrança de resultados. Percorri todo o município junto com meu partido,fazendo uma prestação de contas do meu mandato de vereadora e levando muitas propostas e discussões, buscando a opinião popular, mas com um diferencial, ouvindo e anotando os anseios da população humbertuense, relata a pré candidata”.

Todas as propostas da futura candidata serão protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral, quando do registro da sua candidatura.

imageGardênia tem como seu principal adversário o ex-prefeito Zé Ribamar, que está inelegível e responde a quase 30 processos judiciais, sendo 10 somente por improbidades administrativas. Numa consulta ao Tribunal de Contas do Estado – TCE, ele figura como ex-gestor com contas de governo e contas de gestão REPROVADAS.

O mesmo já contabiliza duas derrotas na Justiça Estadual. Ele ingressou com dois pedidos de liminar, na tentativa de concorrer às eleições de 2016 e, ambos, já foram negados.

Trajetória política
Gardênia Sabóia iniciou sua carreira política em 2012, se elegendo vereadora do município. Foi candidata a Deputada Federal nas eleições de 2014, obtendo a maior votação no município de Humberto de Campos, consolidando-se como a única liderança política de oposição da cidade.

Gardênia é cirurgiã-dentista e economista, já atuou em diversos municípios do MA sempre desenvolvendo trabalhos em prol da saúde. É casada, mãe de três filhos, e tem em seu sangue o DNA político da sua mãe, a líder política da região do Munin e Lençóis Maranhenses Neide Sabóia.

Gardênia integra o quadro de candidatos a prefeito com plenas chances de vitória do PSDB em nosso Estado. Ela conta com o apoio do senador suplente Pinto da Itamaraty.

image

image

image
image





  • Enquetes

  • Contatos

    E-mail: [email protected]
    Telefone: 98 3236-1351
    Celular: 98 8722-6094

    Arquivos

    Posts ordenados por data de publicação.