Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

Eleitor não pode ser preso a partir de hoje

Judiciário
 

A partir desta terça-feira (21), faltando apenas cinco dias para o segundo turno das eleições, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido. A medida vale até as 48 horas depois do encerramento da votação. Todas as regras estão fixadas na Lei Eleitoral (Lei nº 9.504/97).

A prisão só poderá acontecer em três casos: em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. A determinação está no Código Eleitoral, Art. 236.

A medida é comum em eleições. No primeiro turno, a decisão, também, foi cumprida tendo o mesmo tempo de duração.

Fonte: TSE

Roberto Costa reforça posicionamento do PMDB em apoio à reeleição de Dilma

Política
 

Roberto Costa na sessão desta segunda, dia 20 de outubro

Roberto Costa na sessão desta segunda, dia 20 de outubro

Na reta final da campanha presidencial, o futuro político do Brasil é assunto que passa, também pelo Legislativo Maranhense. Na sessão desta segunda-feira, 20, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB), foi à tribuna para reforçar o posicionamento pró-Dilma do grupo político ao qual pertence.

“O PMDB faz parte dessa grande coligação juntamente com o PT; os números mostram que o governo do presidente Lula, com a presidente Dilma, foram fundamentais para avanços no estado e para o fortalecimento da população em diversos setores”, defendeu Costa, no início do discurso.

Com base em números, Costa demonstrou como os programas federais e as propostas dos programas sociais, desenvolvidos no primeiro mandato da presidenta Dilma, trouxeram melhorias para o Maranhão.O Bolsa Família, considerado o maior programa popular do atual governo, contempla atualmente, 997.443 famílias maranhenses, de modo que, 2. 280.402 pessoas saíram da considerada extrema pobreza desde 2011, por meio da ampliação do projeto.

De 2011 até aqui, alguns números mostram as ações do governo Dilma Rousseff no Maranhão, a exemplo do Programa Água para Todos, que propôs a construção de 4.295 cisternas no estado e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar-PRONAF, que no período 2013-2014, fechou 97.470 contratos.

O Luz Para Todos, realizou 47.047 ligações nas casas dos maranhenses. Até o momento, em 2014, o Fundo Nacional de Saúde já transferiu R$ 962.551.057 para o estado, 252.653 é o número de maranhenses beneficiados com a distribuição gratuita de medicamentos por meio do Programa Saúde Não Tem Preço.

Na educação, os números, também animam: o Ciência Sem Fronteiras atendeu 988 alunos, o Programa Universidade Para Todos-PROUNI- beneficiou 21.418 alunos e o Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES beneficiou 29.363 estudantes, quando até 2010 apenas 2.479 alunos foram contemplados.

Com o projeto de expansão dos centros tecnológicos no país, foram criados 12 novos campi do IFMA no estado. O Programa Nacional de Banda Larga trouxe, para o Maranhão, a inclusão digital, sendo 170 municípios com internet popular.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, de 2011 ao mês de setembro/2014, o Maranhão teve um saldo positivo de 65.115 novos postos de trabalho com Carteira assinada. O popular, Minha Casa Minha Vida é outro Programa que reforça os avanços trazidos ao estado por meio do governo Dilma. A partir de 2011 o número de unidades habitacionais contratadas praticamente dobrou: foram 98.112, quando até 2010, o número chegava a 50.290 unidades.

Demonstrações, que segundo Roberto Costa, deixam claro que a reeleição de Dilma é o melhor para o estado, de modo, que ela possa concluir os investimentos feitos no Maranhão.

“Enquanto PMDB, entendemos que a reeleição de Dilma é o melhor para o Brasil e para o Maranhão. Nesta reta final, a nossa meta, pois, é intensificar as ações de campanha, já que somos conscientes de que ela tem um projeto instalado no Maranhão e por ele continuará trabalhando”, reforçou Roberto Costa.

Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada nesta segunda-feira, Dilma tem 52% da intenção de votos válidos contra 48% do candidato tucano, Aécio Neves.

Aécio diz que institutos de pesquisa erram e devem explicações ao país

Política
 

Aécio Neves durante entrevista coletiva em Campo Grande (MS)

Aécio Neves durante entrevista coletiva em Campo Grande (MS)

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou nesta terça-feira (21) durante entrevista coletiva em Campo Grande (MS), que os institutos de pesquisa devem explicação ao “povo brasileiro” sobre o resultado das pesquisas eleitorais. Levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Datafolha* indicou o presidenciável com 48% das intenções de voto contra 52% de Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

Aécio foi indagado nesta terça sobre a perda da intenção de votos de parte do eleitorado. “Se eu me abalasse com pesquisas, certamente não teria tido o resultado que tive no primeiro turno. Eu acho que, na verdade, os institutos de pesquisa estão devendo aos brasileiros explicações. Desde o primeiro turno os erros foram grosseiros. Absolutamente grosseiros em toda a parte”, declarou.

Nos dias anteriores à votação do primeiro turno, tanto Ibope quanto Datafolha vinham apontando a tendência de alta de Aécio e de queda de Marina Silva, presidenciável derrotada do PSB. No entanto, nenhum instituto mostrou a intensidade do crescimento do candidato do PSDB registrado nas urnas. Dilma ficou com 41,59%, Aécio com 33,55% e Marina com 21,32%.

Os diretores dos dois principais institutos de pesquisa, Márcia Cavallari (Ibope) e Mauro Paulino (Datafolha) explicaram que as evoluções das pesquisas mostram uma tendência, e que cada levantamento é um retrato daquele exato momento em que a pergunta é feita pelo pesquisador. Mas que a decisão final do eleitor só é confirmada na hora do voto.

Apesar de citar “erros grosseiros” nas pesquisas, Aécio disse considerar ser o “presidente eleito”, com base nos levantamentos. “Pelo que nós vimos nas pesquisas do primeiro turno, essas pesquisas do Datafolha estão me dando como eleito. Sou o próximo presidente da República, se a referência for essa [...]. Todas as nossas pesquisas técnicas que estamos fazendo, estamos com uma margem enorme e muito maior que essa sobre a candidata [do PT, Dilma Rousseff]“, disse.

Após entrevista coletiva, o candidato participou de ato político na Associação Nipo-Brasileira de Campo Grande, ao lado do candidato ao governo de Mato Grosso do Sul pelo PSDB, Reinaldo Azambuja, e da candidata a vice, professora Rose Modesto. Aécio falou sobre ataques políticos que diz ter sofrido. “A cada mentira que lançarem sobre nós, vamos falar dez verdades sobre eles. Comigo não. Não tenho medo do PT”, afirmou.

*O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.

Do G1, MS

Prefeitura de Rosário comemora com grande festa o dia dos professores

Política
 

Na última quarta-feira (15) a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria de Educação (SEMED) realizou uma belíssima festa em comemoração ao dia dos Professores. Houve sorteio de brindes, uma ótima musica e muita animação.

Com o objetivo de agradecer todo empenho e dedicação dos professores, a prefeitura Municipal realizou uma grande festa para esses profissionais tão importantes para a formação de todos os outros e que nos acompanha desde a infância até o momento marcante que cada um escolhe suas profissões. São eles que quando pequenos nos ensina e ler e escrever, com um pouco mais de idade nos passam experiências de vidas que serão aplicadas no futuro.

“Esta categoria merece nosso respeito e valorização, não apenas nesta data, 15 de Outubro, mas todos os dias. Agradeço o trabalho de cada um de vocês, pois, são profissionais que nos espelhamos,”. Falou Irlahi Linhares, gestora do Município.

Entrar em sala de aula com crianças e adolescente é um desafio e um currículo a cumprir, é uma atividade cheia de prazer e disseminação de conhecimentos, o professor dá ao aluno a capacidade usando um veiculo chamado amor, pois nos forma cidadãos.

Dia 15 de Outubro é comemorado o dia dos professores, uma data muito importante, mas pouco lembrada pela população.

Vigilante que confessou ser o assassinato do advogado Brunno é preso em SL

Polícia
 

Brunno Eduardo Matos Soares, de 29 anos foi assassinado com golpes de faca

Brunno Eduardo Matos Soares, de 29 anos foi assassinado com golpes de faca

O vigilante João José Gomes Nascimento, que havia assumido a autoria do assassinato do advogado Brunno Eduardo Matos Soares, de 29 anos, foi preso hoje por policiais do 7º distrito policial que cumpriram mandado. O vigilante foi preso em casa na Vila Janaína.

O crime ocorreu na madrugada do dia 6 de outubro, durante a festa de comemoração pela eleição de Roberto Rocha ao Senado, em uma residência, localizada no bairro Olho D’Água, em São Luís.

Na ocasião da morte de Brunno, o irmão dele, Alexandre Matos Soares, sofreu um corte profundo no abdômen, e Kelvin Chiang, de 26 anos, foi atingido com golpes de faca nas costas.

Carlos Humberto Marão Filho foi preso no dia do crime como principal suspeito

Carlos Humberto Marão Filho foi preso no dia do crime como principal suspeito

João José será interrogado pela comissão criada pela Delegacia Geral da Polícia Civil, composta pelos titulares da Delegacia de Homicídios, Jeffrey Furtado e Guilherme Sousa Filho, e do 7º Distrito Policial, Márcio Fábio Dominici.

Além do vigilante, também está preso desde o dia do assassinato, Carlos Humberto Marão Filho, 38 anos, suspeito de participar da briga que resultou na morte de Brunno Soares. Desde então ele continua preso na Delegacia do Cohatrac.

Mais de R$ 2,5 milhões são gastos com materiais de limpeza em Governador Nunes Freire

Política
 

Marcel Curió, prefeito de Governador Nunes Freire

Marcel Curió, prefeito de Governador Nunes Freire

Mais um contrato sob suspeita de superfaturamento foi firmado no interior do Estado.

Trata-se do processo administrativo nº 006/2014, firmado entre a Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire e a empresa L & F Comércio e Serviços Ltda. -ME no valor de R$ 2.513.792,19 (Dois milhões, quinhentos e treze mil, setecentos e noventa e dois reais e dezenove centavos.

Todo esse valor será pago durante os 12 meses, a contar da data de assinatura (janeiro/2014), ou seja até 31/12, para que a referida empresa forneça produtos de higiene e limpeza à órgãos municipais.São mais de R$ 2,5 milhões saindo dos cofres da prefeitura apenas para atender a demanda desses materiais. Abre o olho Ministério Público!

O contrato foi assinado pelo prefeito Marcel Everton Dantas Silva, o ‘Marcel Curió’ e publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão no dia 16 de outubro. Confira abaixo.

Bandidos que roubaram joias no Shopping da Ilha são presos em Itapecuru

Polícia
 

assaltantesA polícia conseguiu prender durante a madrugada desta terça-feira (21) no município de Itapecuru-Mirim, uma dupla acusada de roubar uma joalheria no Shopping da Ilha, em São Luís, na semana passada.

Na ocasião, os assaltantes renderam um funcionário do estabelecimento e levaram 100 peças de ouro, sendo cordões e pulseiras. De acordo com o delegado-adjunto da Delegacia de Roubos e Furtos, Alexandre Craveiro, a mercadoria foi avaliada em R$ 100 mil.

Foram presos: Marco Antônio vulgo ‘Marcola’ e Vanderson Silva. Com eles a polícia apreendeu várias jóias e roupas roubadas de uma loja de confecções no município de Miranda do Norte. Havia um outro suspeito com eles que conseguiu fugir durante a abordagem.

O bando foi localizado quando tentava roubar o caixa eletrônico do Banco Bradesco da cidade de Matões do Norte.

Flávio Dino vai receber um Estado endividado, quebrado e sucateado!

Política
 

Na maior cara dura, Roseana Sarney fica no Palácio dos Leões emitindo sinais de que vai entregar ao seu sucessor uma máquina enxuta, arrecadadora, um governo sem débitos internos ou externos, um Estado fácil de ser administrado.

O governador eleito, Flávio Dino, que permanece em Brasília acompanhando de longe todo o material coletado sobre a real situação do Maranhão, só vai se pronunciar assim que tiver a radiografia completa e aí a governadora será desmascarada.

Não precisa dizer que na Educação o déficit escolar é enorme, o número de professores reduzido, qualidade de ensino péssima, o índice de analfabetismo lá em cima e muita corrupção.

Na Saúde, o cunhado inventou uma máquina de fabricar dinheiro prometendo construir 72 hospitais, dos quais entregou até agora menos da metade, tendo alguns inaugurados e sem funcionamento, sem contar que boa parte foi erguida no entorno do seu curral eleitoral que é Coroatá.

A saúde continua debilitada e na UTI, Murad elegeu dois familiares, filha, genro e até um federal, Aluísio Mendes, com muito dinheiro.

Na Segurança é um Deus nos acuda. A secretaria tinha um orçamento incapaz de atender a demanda ou até mesmo para equipar os policiais de armamentos mais modernos, um sistema falido e inoperante. O que dizer, então do sistema carcerário? esse virou alvo de piadas.

Na infraestrutura as estradas estão inacabadas assim como as vias ainda não concluídas na capital, mas boa parte do dinheiro já foi pago. E se quiser concluir, o futuro governo terá que mexer no orçamento de 2015.

Roseana vai abandonar o Palácio dos Leões com sua turma sem deixar saudades, mais com um lastro de corrupção jamais visto em toda a história política do Maranhão.

O futuro governo tem a obrigação de auditar as contas, os contratos pagos e os que estão por pagar para entrar mostrando que as práticas agora são outras. E quem roubou, não importa em que cargo estivesse, terá que ressarcir o erário, sob pena de Flávio Dino entrar para a história como cúmplice.

Deu a louca no governo: Anna Graziella pede férias, é exonerada, se arrepende e retorna

Política
 

A chefe da Casa Civil, Anna Graziella, rodou em uma só dia feito pirueta. Ficou mais tonta do que xícara nas mãos de bêbado, mas não caiu.

Explico: em 29 de setembro deste ano ela entrou de férias, mas logo no dia 3 de outubro teve as férias interrompidas, conforme consta no Diário Oficial do Estado. Neste caso, ela recebeu setembro integral e agora em outubro vai receber dois vencimentos como se tivesse vendido as férias.

No mesmo período foi tornando sem efeito um ato que a colocou como integrante da Fundação Memória Republicana, a tal Fundação José Sarney, cumulativamente.

Em 3 de outubro, a patroa Roseana Sarney nomeia Graziella, a amicíssima de Raíssa Moreira Lima, para o cargo de presidente da mesma fundação que aguarda os restos mortais do imortal José Sarney.

Engraçado é que no mesmo dia 3 do mesmo mês a patroa exonerou Anna Graziella da chefia da Casa Civil do Governo do Estado, conforme o Diário Oficial do Estado do mesmo período.

Roseana endoidou, tornou sem efeito o ato que nomeou a auxiliar para cuidar dos restos mortais do imortal Sarney e a readmitiu para a Casa Civil. Tudo isso publicado no D.O do dia 3 deste mês.

Ou seja: Graziella veio, foi, ficou e acabou não ‘fondo’ mais pra lugar nenhum, como diz o caboclo maranhense.

Ousadia: detentos serram grades de cela e fogem armados de Pedrinhas

Polícia
 

Mais um fuga foi registrada no Complexo Penitenciário de Pedrinhas na noite desta segunda-feira (20).

Três presos de alta periculosidade conseguiram fugir depois de serrar as grades de uma das celas do Presídio São Luís I, no Pavilhão conhecido como Bloco Jesus ou Especial. Entre os foragidos estão dois irmãos assaltantes de banco e o terceiro, preso por duplo homicídio em 2013.

Informações dão conta de que, em mais uma ação audaciosa, os detentos identificados como: Thiago de Sousa, Artur José de Oliveira Júnior e Erivaldo Santos Sousa, teriam fugido pela porta da frente e armados. O detalhe é que há exato um mês havia sumido um revólver calibre 38 do mesma unidade prisional.

Fatos como este mostram a incompetência do governo Roseana Sarney que não soube lidar até hoje com o problema carcerário do Estado. Uma intervenção federal já devia ter ocorrido no sistema  de segurança.

Posicionamento

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informaram que a Polícia Militar e o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) estão à procura dos detentos foragidos.

A Sejap informou também que a Corregedoria vai instaurar inquérito para apurar as circunstâncias da fuga.



Contatos

E-mail: [email protected]
Telefone: 98 3236-1351
Celular: 98 8722-6094

Arquivos

Posts ordenados por data de publicação.